Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Plantando dúvidas

Livro de historiadora pode ser descrito como uma enciclopédia do ateísmo

Em tempos em que todos têm muitas certezas, nada melhor do que cultivar a dúvida. A historiadora Jennifer Michael Hecht oferece em “Dúvida” um guia metódico de como fazê-lo.

O livro pode ser descrito como uma enciclopédia do ateísmo. Ao longo de quase 600 páginas, a autora aborda desde a doutrina caravaka, escola de pensamento hindu que negava não só os deuses como também a reencarnação, até Einstein, passando por tudo o que existe no meio disso —o que não é pouca coisa.

O que torna o trabalho de Hecht um pouco diferente de outros títulos sobre a descrença é que ele não se limita a analisar os iconoclastas de sempre, como Epicuro, Nietzsche e Marx, mas também se debruça sobre figuras e textos religiosos que levantaram dúvidas sobre alguns aspectos dos credos então estabelecidos. É assim que Buda, santo Agostinho e o próprio Jesus ganham espaço generoso em “Dúvida”.

Albert Einstein, que é um dos temas abordados no livro 'Dúvida' - AP

Gostei particularmente das páginas em que a autora tenta entender como dois textos profundamente antidogmáticos e até mesmo niilistas, o “Livro de Jó” e “Eclesiastes”, foram parar na Bíblia. Não encontra muita explicação teológica. Uma hipótese é que, apesar do tom antirreligioso, eram escritos fortes e bonitos demais para ser excluídos do cânone.

Outro ponto alto de “Dúvida” são os trechos em que Hecht destaca o batalhão de mulheres, infelizmente pouco conhecidas, que contribuiu para a causa do ceticismo religioso. São nomes como Harriet Taylor, as irmãs Mendelssohn, Anne Newport Royall, Harriet Martineau e Ernestine Rose, entre tantas outras.

Duvidar de deuses não chega a ser um fim em si mesmo. Mas o fato de as pessoas conseguirem questionar os dogmas mais caros à sociedade em que vivem é um sinal de que são livres para perscrutar o mundo e tentar estabelecer verdades que não estavam aparentes —e isso não apenas é um fim em si mesmo como também é a chave do sucesso do pensamento crítico e das ciências.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.