Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

π na Bíblia, ou o círculo impossível

Muitos precisam escolher entre a infalibilidade da matemática ou a da Bíblia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu não resisto. É mais forte do que eu. Dou, nesta coluna, continuidade à série "o que a Bíblia nos ensina?".

A Unesco acaba de definir que o dia 14 de março (3/14, na notação americana), que já era conhecido como Dia do  π​, será a partir de agora também o Dia Internacional da Matemática. Para aqueles cujos neurônios trigonométricos estão enferrujados, π​  é a constante obtida a partir da divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro. Seu valor aproximado é de 3,1415926.

O que a Bíblia nos ensina sobre π​? É embaraçoso, mas ela ensina que o valor de π​ é 3. Confiram 1 Reis 7:23, em que se descreve o palácio de Salomão. "Fez [Hiran, um bronzista fenício] o Mar [um reservatório de água para banhos rituais] de metal fundido, com dez côvados de diâmetro. Era redondo, tinha cinco côvados de altura; sua circunferência media-se com um fio de trinta côvados". Trinta dividido por dez dá três, não os 3,14 esperados pelas leis do Universo. Ou Hiran fundiu um círculo impossível, ou a Bíblia traz um erro.

É só uma aproximação, dirá a turma do deixa disso. A Bíblia, afinal, não é um manual de matemática. Verdade. E as pessoas que entendem as Escrituras como um texto normal, que comporta erros, contradições e está sujeito às limitações gnoseológicas do tempo em que foi elaborado, não precisam perder o sono.

Um número não irrelevante de fiéis, porém, advoga pela inerrância da Bíblia. Precisam escolher se ficam com a infalibilidade da matemática ou a da Bíblia. É pouco crível, afinal, que um Deus que tem entre seus epítetos o de Grande Geômetra e que teria calibrado milimetricamente as constantes do Universo para permitir a vida, tenha sido tão desleixado a ponto de deixar que gravassem em seu Livro que o valor de π​ é 3. Matemáticos contemporâneos, sem nenhuma ajuda divina, conseguem calcular o valor da constante até a 31.415.926.535.897ª casa decimal.

O valor de 'Pi' escrito em uma lousa - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.