Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Falas antivacina de Bolsonaro atiçaram hesitação

Houve um instante em que tivemos motivos para temer um desfecho diferente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O único ponto em que o Brasil se saiu bem na pandemia é a disposição da população para vacinar-se. Considerada só a primeira dose, nossa cobertura já ultrapassou a de países que iniciaram a imunização bem antes. Por aqui, 72% da população já levou a primeira injeção. Em Israel, foram 68%; nos EUA, 65%; na Alemanha, 68%. Também estamos conseguindo uma excelente cobertura entre os mais jovens (18 a 24 anos), coorte em que a hesitação vacinal tende a ser maior.

0
Profissional de saúde prepara vacina contra a Covid-19 - Rivaldo Gomes - 13.set.21/Folhapress


A longa tradição do SUS em promover campanhas universais e gratuitas de imunização contra as mais variadas moléstias em várias faixas etárias decerto tem algo a ver com a alta confiança do brasileiro em vacinas. Houve, porém, um instante em que tivemos motivos para temer que o desfecho seria diferente. Em dezembro passado, o Datafolha registrava que 23% dos brasileiros não pretendiam vacinar-se contra a Covid-19. Em maio (dado mais recente), esse número havia caído para 8%, o mesmo registrado em agosto do ano passado, que podemos considerar uma espécie de taxa basal.

Por que dezembro está tão fora da curva? Tenho minha hipótese: foi entre outubro e janeiro que o presidente Jair Bolsonaro intensificou seus ataques contra as vacinas. É desse período que brotaram pérolas como “o povo brasileiro não será cobaia”, “se tomar e virar um jacaré, é problema seu”. Foi também nesse interstício que o presidente quase celebrou a morte de um voluntário que participava dos testes da Coronavac. Vale lembrar que o Bolsonaro que disse essas “defaecationes” (por pudor, uso o latim) não era um Bolsonaro qualquer, mas o que vivia o auge de sua popularidade, em parte graças ao auxílio emergencial de R$ 600.

Se a hipótese é correta, dá para concluir que as bobagens proferidas pelo primeiro mandatário produzem consequências. O lado bom é que, à medida que seu governo vai se revelando o desastre que é, ele passa a ser menos ouvido.

helio@uol.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.