Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Rússia

Guerras ficaram menos letais, mas mais duradouras

Para que não haja mais guerras, devemos travá-las como animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para que não haja mais guerras, devemos travá-las como animais, sem fazer prisioneiros e sendo tão cruéis quanto possível com o inimigo. Chocante? Hoje, sem dúvida, mas esse tipo de raciocínio era relativamente comum até o início do século 20. Ele está presente, por exemplo, nas reflexões que Leon Tolstói põe na boca do príncipe André, um dos protagonistas de "Guerra e Paz".

É verdade que, à medida que Tolstói foi se tornando um fanático religioso, também foi abraçando um pacifismo que soa menos paradoxal a nossos ouvidos modernos. Mas talvez o príncipe André não estivesse tão errado assim.

Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman publicada neste domingo (13.mar) na Folha. Crédito: Annette Schwartsman - Annette Schwartsman

"Humane" (humanitário), de Samuel Moyn (Yale), mostra como os esforços para disciplinar a guerra, tornando-a menos letal, acabaram modificando-a —e de um jeito que talvez não seja o melhor. Enquanto alguns ativistas, tidos por românticos irrealistas, insistiam que era preciso tornar as guerras um crime, os pragmáticos diziam que, dada a inevitabilidade dos conflitos, o melhor a fazer é definir alguns crimes de guerra e tentar bani-los. Especialmente após a Primeira Guerra, a visão do segundo grupo preponderou, e os conflitos foram se tornando, no papel, cada vez mais regulados.

O governo e os militares americanos (o livro é principalmente sobre os EUA) abraçaram a causa. Mesmo quando estavam dispostos a violar as regras, mobilizavam divisões de advogados para tentar justificar coisas como "waterboarding", prisões sem acusação etc. Houve também consideráveis avanços tecnológicos. Unidades de operações especiais e drones substituíram infantarias e bombardeios.

O resultado é que as guerras, agora menos letais, se tornaram ubíquas e mais duradouras. Os EUA hoje se dão o direito de eliminar "terroristas" em qualquer país e a qualquer tempo. Operações tipicamente policiais são executadas sob a rubrica e as leis da guerra, o que representa um retrocesso em termos de direitos humanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.