Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

São as campanhas que definem o resultado de uma eleição?

Cientistas políticos costumam ser céticos em relação a elas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bolsonaro adoraria fugir dos debates, mas, como está muito atrás de Lula, esse talvez seja um luxo ao qual ele não pode se dar. Já o petista afirma que não tem condições de atender a todos os pedidos de debate e sugere que os órgãos de imprensa se organizem num "pool". Qual a real influência de debates, e, num sentido mais amplo, das próprias campanhas eleitorais, no resultado de pleitos?

Candidatos, marqueteiros e jornalistas tendem a ver as campanhas como o front onde se vence ou perde a disputa. Cientistas políticos costumam ser mais céticos. É claro que, numa eleição apertada, daquelas que se decidem milimetricamente, pequenos movimentos podem ter grandes consequências. Aí, incidentes de campanha e eventualmente até um desempenho desastroso num debate podem fazer a diferença. Mas nem todo pleito é decidido no olho eletrônico.

Cientistas políticos americanos desenvolveram modelos de previsão eleitoral que, valendo-se apenas de dados econômicos e sociais, ou seja, sem analisar pesquisas, marketing ou discursos, conseguem, com vários meses de antecedência e boa precisão numérica, antecipar quem vencerá, não no colégio eleitoral, sistema que multiplica as incertezas, mas no voto popular. Psicólogos também são capazes de, a partir de rápidos questionários, sem perguntas políticas, dizer em quem o eleitor votará com índices de acerto de 80%.

Diante de evidências desse tipo, Andrew Gelman, num clássico artigo dos anos 90, se perguntou: se os votos são tão previsíveis, por que as pesquisas variam tanto? Ele próprio esboça uma resposta. O processo de tomada de decisão do eleitor, em especial o independente, não é linear. Ele hesita, muda de ideia, mas, ao fim e ao cabo, com grande frequência confirma os prognósticos dos modelos.

Se essa hipótese é correta, não importa muito o que façam Lula e Bolsonaro, a inflação despachará o presidente para casa... ou para a Papuda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.