Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Lógica religiosa é diferente da política e a atrapalha

A religião é uma assombração que não conseguiremos exorcizar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na batalha pelo voto evangélico, bem, mal, anjos e demônios têm sido invocados. Religião e política compõem um coquetel complexo, por vezes explosivo. Ainda assim, são, na democracia, indissociáveis um do outro. E é uma relação bem assimétrica.

No cômputo geral, a democracia faz mais bem do que mal às religiões, especialmente àquelas que são minoritárias. É só quando a liberdade de culto, uma das marcas registradas do Estado democrático, está assegurada que as fés não dominantes têm condições de prosperar. Os efeitos da religião sobre a democracia são mais problemáticos.

Religiões operam com absolutos morais, como as noções de pecado e recompensa ou castigo eternos. Os mandamentos divinos vêm, por exemplo, na forma de imperativos singulares, cada um deles inviolável, não de um plano de metas do qual tenhamos de cumprir 70% ou 80%. Ao pautar a política por uma lógica espiritual, o discurso religioso estimula as pessoas a tratar as questões que envolvem costumes de forma dogmática ou maniqueísta, o que constitui uma espécie de negação da própria política.

Enquanto uma lei positiva se justifica por sua racionalidade, comporta gradações e pode ser objeto de negociação, o pecado, por ter sido definido por uma autoridade incontestável, vem na forma de pacotes fechados. E, vale lembrar, negociações que levem a acordos e compromissos são o feijão com arroz da política nas democracias.

Não sou muito otimista quanto à possibilidade de solução estável. O problema de base é que não dá para tirar a religião da equação. Na democracia, clérigos são livres para pregar o que bem desejarem, e eleitores só devem satisfações do voto a suas consciências. Na verdade, seria impossível pedir às pessoas que não levem em conta seus valores, muitas vezes amparados em ensinamentos teológicos, na hora de fazer suas escolhas.

A religião é uma assombração que não conseguiremos exorcizar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.