Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu
tecnologia

A felicidade num clique

Você se conectaria a uma máquina que gera prazer ou prefere viver no mundo real?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Caio deliberadamente na provocação do João Pereira Coutinho em sua coluna "Já fico contente se aquilo que não me matar me ensinar algo" (19/6). Ao contrário do próprio Coutinho e da maioria dos humanos, eu me conectaria à "máquina da felicidade", descrita no célebre experimento mental de Robert Nozick. Para quem não conhece, o filósofo pede que imaginemos uma engenhoca capaz de gerar estímulos prazerosos tão perfeita que, se nos ligássemos a ela, viveríamos uma vida de júbilos, que não teríamos como distinguir da realidade, e pergunta se escolheríamos a máquina ou a realidade.

Nozick criou seu experimento para refutar o hedonismo ético, isto é, a ideia de que o prazer é o fim que todos perseguimos. Se a maioria prefere a realidade à máquina, está provado que o prazer não é tudo que importa. Embora Nozick nunca tenha submetido seu experimento a testes, outros autores o fizeram, constatando maiorias pró-real que ficam entre 70% e 85%.

A ilustração, de fundo amarelo mostarda, traz a silhueta de uma figura feminina, seu busto aparece em posição lateral em relação ao leitor, ela tem cabelos médios soltos, seus braços estão abertos e de seu peito sai um arco-íris de três cores.
Ilustração de Aline Bispo - Aline BIspo

Por um bom tempo, a conclusão de Nozick foi considerada válida, mas filósofos começaram a questioná-la, perguntando-se se ela não seria resultado de vieses cognitivos. Um dos contra-argumentos mais poderosos é o que evoca o viés do statu quo. Não é tanto que desejemos o real, mas sim que rejeitemos mudanças. Isso fica claro se modificarmos o experimento. Em vez de perguntar ao sujeito se ele quer ser ligado à máquina, nós o informamos de que passou a vida conectado a uma e o questionamos se deseja permanecer nessa condição ou passar a viver "na realidade". Nesse caso, a proporção dos que preferem o real cai para 13%.

Minha opção pessoal pela máquina é mais singela. Ainda que exista uma realidade objetiva ou mesmo transcendente, somos prisioneiros daquilo que estamos equipados para perceber como real. Nesse contexto, o experimento se torna só uma pergunta sobre ter mais ou menos prazer. E não vejo razão para ter menos, já que, para todos os efeitos, essa seria nossa realidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.