Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Folhajus

Recaída

Embora antirrepublicano, foro especial acaba sendo melhor chance de punir poderosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil não é para principiantes. Meus pendores republicanos me fazem torcer o nariz para o foro especial. Idealmente, penso que não deveria haver diferenças de tratamento jurídico entre cidadãos e autoridades. Mas, numa abordagem menos ahistórica, o foro especial talvez seja a melhor chance de condenar poderosos.

O mensalão é o grande escândalo envolvendo políticos que produziu condenações que não foram posteriormente anuladas. Nisso ele contrasta com outras operações como Castelo de Areia, Satiagraha e, agora, a Lava Jato. A diferença é que o mensalão, por causa do foro especial de muitos réus, teve começo e fim no STF, inexistindo assim corte que lhe fosse superior e pudesse mais tarde invalidar suas decisões.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal - Carlos Moura/SCO/STF

Não estou obviamente afirmando que cortes nunca deveriam anular nada. O que me incomoda é o padrão. Quando o caso envolve poderosos, tudo acaba sendo invalidado, a menos que o processo tenha tido julgamento originário no STF. Quando os réus não pertencem a essa seleta categoria, não vemos nada comparável a esse festival de nulidades totais. Difícil acreditar que a diferença se deva ao fato de policiais, promotores e juízes serem mais cuidadosos com os réus pretos e pobres, que compõem a grande massa carcerária, do que são com os poderosos.

Eu entendo que os processos contra Lula tenham sido invalidados. As mensagens hackeadas, afinal, escancararam que o petista não contou com um juiz minimamente imparcial na primeira instância, o que é razão suficiente para a anulação. Não acompanho, porém, a intemperada decisão do ministro Dias Toffoli que põe uma pá de cal na Lava Jato. Não dá para insinuar, como fez Toffoli, que tudo não passou de uma "armação". A corrupção no entorno da Petrobras existiu, dezenas de acusados, assistidos pelos melhores advogados de defesa do país, confessaram, e bilhões de reais foram recuperados. Isso são fatos, não interpretações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.