Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Um pensador singular

Autobiografia de Daniel Dennett vai dos hobbies à filosofia sem esquecer o ateísmo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se todo livro deve ser lido com uma ponta de ceticismo, autobiografias exigem uma dose bem maior desse ingrediente. Exceto talvez por masoquistas e pacientes de depressão maior, ninguém resiste a polir sua própria imagem —e autobiografias são o gênero em que autores costumam fazer isso com pouco ou nenhum freio. É por isso que sempre penso duas vezes antes de abrir uma autobiografia, embora de vez em quando o faça.

Fiz agora ao ler "I´ve Been Thinking" (tenho pensado), do filósofo Daniel Dennett. O livro reforçou minha impressão geral a respeito de autobiografias. Não são poucos os momentos em que flagramos Dennett lapidando sua própria história, em especial quando ele relata suas muitas desavenças com cientistas e outros filósofos, mas daí não decorre que a obra seja desinteressante, muito pelo contrário. Dono de uma prosa envolvente e de uma vida estimulante, Dennett enfatiza bastante suas atividades paralelas à filosofia, que não são poucas: mergulhador, velejador, músico, fazendeiro, produtor de cidra, para citar parte delas. Também é um grande viajante, tendo lecionado e dado palestras em vários continentes.

A ilustração de Annette Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo no dia 29 de outubro de 2023, mostra, no centro da imagem, o filósofo estadunidense Daniel Dennett sentado em uma cadeira, com a expressão pensativa e, em cada um dos quatro quartos do quadro, ele praticando alguns de seus hobbies -mergulho, vela, música, e produção de cidra- que são descritos na autobiografia “I´ve Been Thinking” (tenho pensado).
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman de domingo (29) - Annette Schwartsman

O que distingue Dennett, porém, não são seus hobbies. É sua trajetória. Ele é um dos poucos filósofos que levantou o traseiro da proverbial poltrona (armchair theorizing) e foi estudar biologia, computação e neurociência para embasar melhor suas reflexões sobre darwinismo, inteligência artificial e consciência, tópicos em que sua obra se destaca. Ele também ficou conhecido por suas diatribes contra Deus. Ao lado de Richard Dawkins, Sam Harris e Christopher Hitchens, é um dos quatro cavaleiros do novo ateísmo. Diz que só assumiu essa posição por necessidade, não por gosto.

O que motivou Dennett a escrever suas memórias foram mais de 80 anos de idade, três stents, uma dissecção aórtica e a certeza de que o que realizamos nesta vida é tudo o que teremos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.