Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Argentina América Latina

Eles votaram nisso

Medidas de Milei não constituem estelionato eleitoral; resta saber se não violam a Carta e se serão aprovadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Javier Milei não me inspira a menor confiança, mas, até aqui, ele não fez nada que possa ser descrito como jogada manifestamente ilegal ou golpista. O novo presidente recebeu um claro mandato dos argentinos para tentar algum tipo de terapia de choque para os problemas econômicos que devastam o país, e as duras medidas que ele anunciou buscam fazer justamente isso. O símbolo de sua campanha, vale lembrar, era a motosserra. Os argentinos votaram nisso.

Há obviamente dúvidas tanto em relação à eficácia dessas medidas como também à sua legalidade. Embora seja mais ou menos consensual que a Argentina precisa parar de imprimir dinheiro para financiar seus gastos, não há garantias de que o plano de Milei, do qual só conhecemos uma parte, esteja à altura do desafio. Tampouco parece haver uma estimativa realista dos danos sociais que as medidas provocarão. Não há saída indolor para a Argentina, mas é preciso pelo menos ter uma ideia dos efeitos que o "remédio" irá causar.

Também não dá para cravar que a forma escolhida pelo presidente para propor sua legislação, os DNUs (Decreto de Necessidade e Urgência), que são a versão platina das nossas medidas provisórias, atenda às exigências constitucionais. O mesmo pode ser dito de cada medida isoladamente. É preciso ver se não ferem a Carta ou outros pontos da lei. Mas tudo isso precisará ser analisado pelos órgãos competentes. Não estamos diante de uma violação manifesta, que justificaria um movimento de desobediência civil.

O que me preocupa em Milei é que ele fez toda a campanha pregando contra os políticos e as instituições. Como ele irá reagir caso o Congresso rejeite suas medidas ou a Justiça as invalide? Não me parece impossível que, no melhor estilo Trump e Bolsonaro, ele atice seus apoiadores contra os poderes instituídos. Tudo o que a Argentina não precisa agora é uma crise constitucional para sobrepor-se à econômica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.