Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu COP26 mudança climática

Contagem regressiva para a COP26

Estou convencida que temos uma janela de oportunidade para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estamos às vésperas de uma das cúpulas climáticas de maior consequência para o futuro da humanidade. A COP26 será realizada em Glasgow, na Escócia, a partir de 31 de outubro, com foco na implementação dos compromissos assumidos pelos países signatários da Convenção do Clima e do Acordo de Paris.

A contagem regressiva para a COP26 foi o mote do evento TED Countdown dedicado às soluções para a crise climática, em Edimburgo, na semana passada. Dezenas de lideranças políticas e indígenas, cientistas, ativistas, empreendedores e investidores mostraram o desafio gigantesco e as soluções que temos a nosso alcance.

Dois homens seguram fragmentos de madeira em meio a uma rua cheia de pedaços de objetos e lama
Bombeiros em resgate após enchentes em Bad Muenstereifel, na Alemanha, em julho de 2021; situação atípica foi causada pelas mudanças climáticas - Thilo Schmuelgen - 18.jul.21/Reuters

Estou mais que convencida que temos uma pequena janela de oportunidade para empreender todos os esforços necessários para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C. Isso é pré-condição para a sobrevivência da nossa espécie. E para tal é imperativo zerar as emissões de carbono, a perda da natureza e a pobreza em nosso planeta.

Amina J. Mohammed, secretária-geral adjunta da ONU, reforçou que precisaremos de dinheiro e de solidariedade para que a transição para uma sociedade e uma economia verde seja justa e eficaz. O compromisso dos países ricos de investir US$ 100 bilhões anuais na transição de nações em desenvolvimento precisa ser cumprido, e o valor ampliado. Amina se mostrou esperançosa com o ambicioso projeto “A Grande Muralha Verde” que pretende plantar 100 milhões de árvores para frear a desertificação de partes da África.

Solomon Goldstein-Rose desenhou o tamanho da ambição que devemos ter: precisamos de 12 vezes a capacidade atual de geração de energia limpa –hidro, nuclear, eólica e solar até 2050. E Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, mostrou o que é liderar pelo exemplo com as ambiciosas iniciativas nessa direção já em andamento, afirmando que pequenos países não têm tempo para objetivos pequenos.

O cientista Johan Rockstrom foi contudente ao afirmar que não podemos subestimar o efeito dos “pontos de inflexão” que ameaçam os grandes ecossistemas globais como as florestas Amazônica e Boreal, as geleiras do Ártico, da Groelândia e da Antártica, entre outros. Ele nos lembrou que a natureza absorve 50% das emissões de gás de efeito estufa, e que os modelos que calculam o aquecimento contam com a continuidade desse inestimável serviço.

Ilissa Ocko deu o roteiro para cortar a emissão de metano, que é a oportunidade mais rápida para retardar o aquecimento global. E Susan Ruffo nos lembrou da importância dos oceanos nessa equação, uma vez que absorvem entre 25% e 30% do CO2 da atmosfera.

Tzeporah Berman lançou iniciativa para a adoção de um acordo de não proliferação de combustíveis fósseis. E Dan Jogersen, primeiro-ministro da Dinamarca, nos mostrou que é possível: seu país já baniu a produção a partir de 2050, cancelando as licenças futuras, e investindo pesadamente em energia eólica.

O evento também foi palco do lançamento de grandes campanhas. Monica Araya nos falou sobre uma ampla coalizão para impulsionar a transição para carros elétricos. Enric Sala lançou a campanha para a proteção de 30% do planeta até 2030, com apoio da National Geographic. Nigel Topping apresentou três grandes corridas em curso: pela resiliência, pelo carbono zero e pela mobilização dos trilhões em investimentos necessários para fazer a transição.

Essas e outras palestras fantásticas, como a de Al Gore e as conversas incríveis mediadas pela superdiplomata Christiana Figueres, já começaram a ser divulgadas nas plataformas do TED. Não deixem de assistir, escolher que iniciativa apoiar e onde começar a agir. A contagem regressiva pela nossa sobrevivência já começou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.