Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu vale do javari yanomami

Para vencer a crise do ouro ilegal

Brasil precisa começar parceria internacional pelos vizinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A urgência da crise humanitária na TI (Terra Indígena) Yanomami trouxe à tona a problemática do ouro ilegal. Nas últimas semanas, entre outras ações, houve visita de comitiva presidencial e interministerial às regiões mais afetadas, decreto do Ministério da Justiça criando Grupo de Trabalho Interministerial e pedido do STF de abertura de investigação sobre possível participação de autoridades do governo anterior na prática de crimes, incluindo o de genocídio, contra comunidades indígenas.

O assunto também chegou ao debate público. Para além do drama dos povos indígenas, temas técnicos ganham força. Espera-se que em breve se corrijam falhas da legislação sobre o garimpo, gargalos no modelo de comercialização do ouro —vulnerável à lavagem do próprio mineral e também ao lucro advindo da exploração ilegal na Amazônia—, assim como deficiências no sistema de controle e fiscalização por parte da ANM (Agência Nacional de Mineração), Receita Federal e Bacen (Banco Central).

foto aérea mostra helicóptero sobrevoando o rio, onde há uma balsa de garimpeiros. Rio está lamacento
Agentes do Ibama abordam balsa de garimpo ilegal no rio Uraricoera, na Terra Indigena Yanomami - Lalo de Almeida - 11.fev.23/Folhapress

Para tal é urgente uma efetiva coordenação interinstitucional. Cabe à Receita reformar a normativa das notas fiscais ainda em papel, ao Congresso e à ANM aprimorar e efetivar o controle sobre minas em regime de Permissão de Lavra Garimpeira, ao Bacen regular a atividade das DTVMs (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) —e analisar a adoção por estas de ferramentas como o PCRO (Procedimento Responsável de Compra do Ouro), desenvolvido pela USP, com apoio do Instituto Igarapé, e ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) incorporar medidas específicas para prevenir lavagem advinda do setor minerário.

Mas é preciso ir além. Para que soluções sejam sustentadas no longo prazo, é necessária uma visão sistêmica que inclua outros pontos fundamentais.

Primeiro, apesar de o garimpo do ouro ilegal atingir o coração da TI Yanomami, esse problema afeta inúmeras outras TIs. Uma ação coordenada do Estado brasileiro deve pensar uma solução para todas elas, não apenas para que se cumpra a lei e se proteja os povos indígenas, mas também por que, como em qualquer mercado dinâmico, a repressão em Roraima ocasiona migração de garimpeiros para estados como o Amazonas e o Pará ou para países vizinhos como Venezuela e Guiana.

Uma solução definitiva para essa questão passa por separar os agentes criminosos que financiam e coordenam com sofisticação e cada vez mais violência de parte dos garimpeiros que praticam a atividade ilegal como forma de subsistência.

Para os primeiros, a lei precisa ser aplicada com rigor. Para os últimos, há de se ofertar alternativas de inclusão socioeconômica.

O segundo ponto é justamente a dimensão regional, ou transfronteiriça. A cadeia produtiva do ouro é de alcance transnacional. Hoje o sistema do Brasil é tão vulnerável que o país também integra (ou "lava") ouro extraído nos países vizinhos, como Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela.

Ainda pior, lava também lucros de outras economias ilícitas de organizações criminosas nacionais e da região.

O Brasil precisa cooperar com parceiros internacionais, começando pelos vizinhos com quem compartilhamos a Amazônia, fortalecendo a organização regional que existe para esse fim —a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica). De forma inteligente, é urgente fiscalizar as fronteiras porosas e a circulação do ouro e outras mercadorias ilegais.

O terceiro é a tendência de empurra-empurra das diferentes autoridades e setores envolvidos de responsabilizar a outros atores pelos problemas, e não a si mesmos. Há muitos atores na cadeia do ouro ilegal: produtores, compradores, financiadores, reguladores, fiscalizadores e consumidores finais.

Todos precisam estar imbuídos do senso de urgência para cobrar e adotar reformas, de curto e médio prazo, para fechar as brechas deste perverso sistema. Há tarefas para todos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.