Italo Nogueira

É repórter da Sucursal do Rio desde 2006. Recebeu a Medalha Chico Mendes de Resistência (2009) e conquistou por duas vezes o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo (2009 e 2014)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Italo Nogueira
Descrição de chapéu

Em favor de quem os erros são aceitos?

Possíveis falhas em avaliação racial na USP não deveriam ser argumento contra cotas raciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lei de licitações permite aumentar em 25% o valor de contratos firmados com governos. Entre as justificativas aceitas, uma é marcada pela vaguidão.

"Em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe ou em decorrência de fatos imprevisíveis ou previsíveis de consequências incalculáveis."

0
Movimento estudantil e o movimento negro comemoram a adoção de cotas sociais e raciais pela Universidade de São Paulo (USP), em 2017 - Divulgaçao/Ubes

A lei de improbidade administrativa também foi alterada para evitar que "erros corriqueiros sejam tratados com o rigor imposto a casos graves de corrupção", como descreveu a Folha em editorial.

É desnecessário explicar como aditivos em contratos e aparentes erros administrativos são, em alguns casos, biombo para desvios.

As duas leis, porém, protegem políticos e empresários de acusações por falhas inerentes à atividade, ainda que sob pena de prejuízos aos cofres públicos. O objetivo é reduzir o temor de gestores em assinar um contrato e fazer a máquina do governo andar.

Possíveis erros recentes da comissão de avaliação racial da USP reavivaram críticas à cota racial. A Folha ratificou sua opinião contra ela, argumentando que a falta de critérios objetivos para diferenciar pardos de brancos faz com que novos equívocos sejam uma certeza.

A cota racial foi criada para ampliar a diversidade dentro das universidades. O tempo e os dados mostram que ela cumpriu a meta. A presença de negros no ensino superior subiu de 41% em 2010 para 52% em 2020, sem mudar a qualidade do ensino. .

Os dois estudantes que se declararam pardos e tiveram suas matrículas negadas buscam na Justiça a reversão da decisão —um já conseguiu. Essas vagas foram direcionadas a outros candidatos negros.

A comissão de avaliação racial surgiu para evitar fraude e prejuízo ao acesso de negros à universidade. Sua atuação pode ser aperfeiçoada, como qualquer atividade pública sujeita a erros. Em favor de quem e do quê estamos dispostos a aceitá-los?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.