Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas

STF não é púlpito legítimo de André Mendonça

Pastor já demonstrou o quanto é 'terrivelmente evangélico' e se enrolou na Lei de Segurança da ditadura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ideia de fazer na terça (30), Dia do Evangélico, a sabatina senatorial de André Mendonça teve o objetivo de constranger os prováveis votos contra a inclusão do pastor no Supremo.

O passado deixou numerosos casos de ministros que se conduziram, no Supremo, por seu catolicismo de ultradireita mais do que pelo rigor jurídico e ético. Nessa linha, já no pós-ditadura, houve o caso extemporâneo do ministro Carlos Alberto Direito, "terrivelmente católico" do direitismo então em declínio na Igreja.

Expulsos de Angola e agora sob cruas acusações no Sul da África, os pastores evangélicos deram provas audaciosas do quanto põem as posições de seus cultos, e as suas pessoais, acima de todo o demais. Sobretudo das leis.

No Ministério da Justiça e na Advocacia Geral da União, o pastor já demonstrou o quanto é "terrivelmente evangélico", enrolando-se até na Lei de Segurança da ditadura. O Supremo não é o seu púlpito legítimo, feito para eruditos do direito, corajosos e sem opressões interiores.

Os defensores

A fartura de comentários escritos e orais sobre uma frase de Lula, a respeito de Daniel Ortega e sua ditadura, não teve equívocos. Foi deliberada a omissão do início em que Lula disse, sobre as longas permanências no poder, que esses governantes se tornam "pequenos ditadores". Falava de Ortega, portanto, como ditador.

A comparação que se seguiu, entre as permanências de Ortega e Angela Merkel no poder, antes de ser imprópria equiparação temporal dos dois, foi uma crítica ao facciosismo no jornalismo. O que não negou a tolerância de Lula e do PT com a ditadura nicaraguense, mas foi muito diferente do que ficou dito e escrito com ares de jornalismo e democracia.

No mais, fazer da própria mulher a sua vice já é prova conclusiva de autoritarismo ditatorial e de degradação do ex-revolucionário Ortega até a sarjeta ideológica.

LEIA OUTRO TRECHO DA COLUNA DE JANIO DE FREITAS

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.