Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas

Trio Aras-Lira-Pacheco repele a seriedade, mas não pelo humor

Há mais tumulto na bagunça geral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A desordem vai aumentar. É uma tática para proteger os alvos de pedido de indiciamento na CPI da Covid e os congressistas comprados por Bolsonaro, com verbas do Orçamento nacional, para a aprovação inicial do projeto dos Precatórios, ou do Calote.

Assim os negócios e os negocistas da corrupção financeira e do homicídio social, na pandemia, juntam-se à bandidagem parlamentar para impor a primazia do banditismo oficial e oficioso.

Tal como os seus êmulos Três Irmãos Metralha, Três Patetas e Três Irmãos Marx, o trio Augusto Aras, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco repele a seriedade, embora incapaz de fazê-lo pelo humor. E transforma a Procuradoria-Geral da República e as presidências da Câmara e do Senado no seu inverso. Querem seus gabinetes passados de postos do interesse público a covis de tramas.

Augusto Aras não confirmou o presumido arquivamento da CPI da Covid. Retalhou o relatório. No final da semana, distribuiu os dez primeiros retalhos, em porções diferentes, entre seis ministros do Supremo. Para cada um decidir se dali se segue investigação, processo e arquivamento.

Só com esses primeiros retalhos já se pode pressentir o tumulto que invadirá o Supremo com a simultaneidade de tantos processos correlatos e escandalosos, a lida com as defesas, o conflito de notícias e os vazamentos.

Augusto Aras faz uma provocação ao Supremo. Há várias respostas possíveis, mas sequer se prevê entre uma só, pelo tribunal, ou cada ministro com uma conduta. A persistir o partilhamento, os processos terão andar desigual e conclusões não concomitantes. E decisões não coerentes, dadas as diferentes concepções entre ministros. Mais problemas, recursos, choques, debates, reexames, novas decisões.

Aras, convenhamos, caprichou no serviço a Bolsonaro, na transferência ao Supremo do ônus de incriminar e ainda à sua pretensão de ver-se ministro do Supremo, como pagamento dos serviços prestados.

Na obra dos outros componentes do trio, a decisão de não informar os nomes dos parlamentares beneficiados pelo Orçamento Secreto, como determinado pelo Supremo, ameaça com uma crise de Poderes. Complexa. E tão perigosa quanto promissora. Pode dar um nó, se não cego, ao menos muito míope na paisagem democrática já turva. E pode levar o Supremo a dar nos presidentes da Câmara e do Senado uma chanfrada que os reduza ao seu real tamanho funcional e pessoal.

A parte liberada das verbas já produziu indícios de alta corrupção no destino que parlamentares lhe deram. Essas verbas somam bilhões, cerca de R$ 30 bilhões no final, acobertados pelo sigilo e pelo eufemismo "emendas do relator" no Orçamento. Daí o "Orçamento Secreto" que o leitor e o ouvinte tanto têm deparado sem saber do que se trata. Em resumo, enlaçados operadores e protetores, é quadrilhismo oficial.

LEIA OUTRO TRECHO DA COLUNA DE JANIO DE FREITAS

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.