João Wainer

Cineasta e fotógrafo, venceu o prêmio Esso de 2013 pela cobertura dos protestos de rua no país e é autor dos documentários "Junho" e "PIXO".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Wainer
Descrição de chapéu Cinema

Existem momentos em que ficar calado não é mais uma opção

Filme 'Cabeça de Nêgo', de Déo Cardoso, conta história de aluno que reage a ataque racista de colega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existem momentos em que ficar calado não é mais uma opção e algo precisa ser feito. O filme "Cabeça de Nêgo", que estreia na próxima quinta (21) e foi dirigido pelo cineasta Déo Cardoso, é sobre isso.

A história acontece em uma escola do ensino médio em Fortaleza, no Ceará, quando o aluno Saulo Chuvisco, interpretado de forma brilhante pelo ator Lucas Limeira, reage ao ataque racista de um colega e é expulso da sala de aula pelo professor e pelo diretor da escola.

Só que dessa vez, ao contrário das tantas outras vezes em que abaixou a cabeça, ele decidiu não sair. Saulo desobedeceu as ordens e simplesmente ficou parado onde estava. Ele não aguentava mais, precisava fazer alguma coisa, e fez.

Em destaque, imagem antiga de ativista Angela Davis é projetada em uma parede. No canto esquerdo da foto, um garoto está sentada em uma carteira escolar
Cena do filme "Cabeça de Nêgo", de Déo Cardoso - Divulgação

Durante sua ocupação de um homem só e com apenas um celular nas mãos, o protagonista cria uma série de vídeos denunciando as condições precárias da escola, ratos na cozinha, banheiros podres e falhas estruturais que tornam o aprendizado uma missão quase impossível. Os vídeos viralizam e o ato isolado do aluno se transforma em um grande movimento de secundaristas. Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência.

Atacar e desqualificar a educação sempre foi uma das principais bandeiras de Jair Bolsonaro e dos malucos que o seguem. Enquanto combatem inimigos imaginários embalados por teorias conspiratórias como a "escola sem partido" e a "ideologia de gênero", a educação pública vai sendo sucateada e nossa única e talvez última chance de sair do atoleiro em que nos encontramos fica cada vez mais distante.

Os tempos sombrios que vivemos fazem de "Cabeça de Nêgo" uma obra ainda mais importante. Através de um elenco de excelentes atores, muitos deles estreantes, o longa metragem mostra o poder transformador da desobediência civil não violenta, aos moldes do que pregava o líder indiano Mahatma Gandhi, e de como seus desdobramentos podem gerar uma onda de mobilização e conscientização capazes de provocar mudanças até então impensáveis.

O Brasil é um país violento e extremamente cruel onde quem não briga por seus direitos fica sem nenhum. "Cabeça de Nego”, guardadas as proporções, traz a força do clássico “Faça a Coisa Certa” do diretor norte americano Spike Lee. O protagonista Saulo Chuvisco, a seu modo, também faz a coisa certa. Nas palavras do diretor, o filme é um chamamento para a luta por direitos básicos. Déo Cardoso acerta a mão já em seu primeiro longa, conta uma história que precisava ser contada e desponta como um dos grandes cineastas de sua geração.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.