João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Direita reacionária é ameaça à religião mais séria do que um programa de humor

Há uma moda crescente (e crescentemente repulsiva) de gente que usa e abusa do cristianismo nas suas guerrilhas políticas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Arrastado pela polêmica, dediquei 50 minutos do meu tempo ao especial de Natal da Porta dos Fundos. Tempo perdido, com pena minha: já vi melhor por aquelas bandas. O filme pareceu-me essencialmente preguiçoso: fracas piadas e uma evidente vontade de chocar a plateia mais ortodoxa.
 
Falo da plateia cristã porque o heroísmo do grupo tem limites: quando Jesus, no seu transe espiritual, encontra as diferentes divindades (Buda, Shiva etc.), Alá prima pela ausência.
 
Entendo esse momento de meta-humor, do gênero eu-sei-que-você-sabe-que-eu-sei que brincar com o Islã é o desafio supremo, porém letal. Mas me pareceu —como dizer?— uma saída literalmente pela porta dos fundos.
 
Acontece que os méritos artísticos empalidecem com as reações furiosas e criminosas de que o grupo foi alvo.

 
Espero que a justiça seja implacável com os autores do ataque à sede do programa. Não apenas porque eles representam uma ameaça à liberdade de expressão, que nenhum Estado de Direito pode tolerar; mas também porque representam uma moda crescente (e crescentemente repulsiva) de gente de direita que usa e abusa da religião cristã nas suas guerrilhas políticas.
 
O Guardian dedicou um editorial ao assunto que eu subscrevo sem esforço: o que parece definir a direita reacionária que floresce nos quatro cantos do globo é a manipulação da religião para cumprir programas iliberais.
 
O premiê da Hungria é talvez o caso mais gritante: a sua “democracia iliberal”, de que ele tanto se orgulha, representa uma “liberdade cristã”, ainda nas palavras de Viktor Orbán. Como se a mensagem central e universal do cristianismo fosse um grito de guerra pela exclusão dos mais pobres e deserdados deste mundo.
 
O mesmo acontece com Matteo Salvini, na Itália, para quem o cristianismo é uma bandeira nacionalista e identitária na luta contra o invasor muçulmano. Que o Vaticano tenha condenado as prepotências do sr. Salvini, eis um pormenor que não arrefeceu a sua retórica.
 
Disse e repito: o programa da direita reacionária é uma ameaça à direita democrática, pluralista e liberal. Mas é também uma ameaça à religião cristã —um roubo e uma degradação dos seus valores e princípios— ​bastante mais séria do que um programa de humor.
 
A primeira tentação da política, desde tempos imemoriais, foi sempre a de tentar reverter o mandamento bíblico de dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus —para transformar César em Deus.
 
É uma história que nunca teve final feliz. Para nenhuma das partes.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.