Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca
Descrição de chapéu Coronavírus

Não temos respostas sobre o coronavírus, mas precisamos de liderança

Firmeza na sustentação de medidas deve nos guiar, e não pressão de militâncias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existe um tipo de conduta claramente indevido e até criminoso com relação ao coronavírus: o negacionismo científico e a promoção de teorias da conspiração.

Nas últimas semanas, vimos a fake news de que caixões vazios estariam sendo enterrados para gerar pânico nas massas ser difundida até por uma deputada federal bolsonarista.

Que um organizador de protesto bolsonarista contra o STF tenha sido internado na UTI com Covid-19 é uma boa ilustração do caráter suicida da ganância e sede de poder desenfreadas que movem essa corrente.

Superado o negacionismo criminoso, contudo, temos muito mais perguntas do que respostas.

Acompanhamos apreensivos a reabertura de países que fizeram sua lição de casa. Mas será que seus números piorarão conforme voltem às atividades? Quais os efeitos marginais de um “lockdown” estrito sobre o contágio e a economia? Ninguém sabe ao certo.

A Suécia, que não implementou medidas duras de “lockdown” tem muito mais mortes per capita do que seus vizinhos escandinavos, e sua economia —segundo matéria no Financial Times (“Sweden unlikely to feel economic benefit of no-lockdown approach”, de 9 de maio)— não deve ter desempenho melhor do que a deles.

Estados americanos e brasileiros que começam a reabrir suas economias também se deparam com demanda de consumidores ainda muito baixa; ou seja, a pandemia, e não seu combate, é a principal responsável pelos danos econômicos.

O Rio Grande do Sul desde segunda (11) iniciou um plano de “distanciamento controlado” para tentar reabrir aos poucos o comércio sem colocar em risco a saúde pública.

O país inteiro observa com interesse a abordagem. No Maranhão, parecemos ver a disposição firme de se impor o “lockdown” para evitar o colapso.

Neste momento, em que simplesmente não dá para saber qual solução será melhor no balanço final, uma liderança segura —desde que dentro dos parâmetros da ciência— vale mais do que o vaivém incerto de evidências que surgem para todos os sabores.

E essa segurança está faltando aqui em São Paulo capital. Na semana passada, a prefeitura meteu os pés pelas mãos com um fracassado bloqueio de avenidas.

Gerou incômodo, trânsito e dor de cabeça aparentemente sem nenhuma benefício para o isolamento social. Com os protestos da população, voltou atrás em apenas dois dias, comprovando que nem a prefeitura estava segura do que implementava.

Agora iniciamos o rodízio de carros em dias pares e ímpares. Confesso que não me parece a melhor das ideias. Sim, o tráfego de veículos reduziu consideravelmente.

Ao mesmo tempo, muitas das pessoas que não usarão seus carros para ir trabalhar simplesmente usarão o transporte público.

Na manhã de segunda, registrou-se um aumento de 300 mil usuários nos ônibus municipais. No metrô e CPTM, o aumento foi de 11% e 15% dos usuários. E pessoas num mesmo vagão de trem têm um potencial muito maior de disseminar o vírus do que motoristas cada um dentro de seu carro.

Seja como for, todos temos que estar abertos à persuasão conforme novos números apareçam. Há muito espaço para discordância entre pessoas de boa-fé. Esse debate não deve ser interditado.

Das lideranças, contudo, precisamos ver firmeza na sustentação de medidas e a transparência na hora de embasá-las, traçando metas para avaliar resultados. É isso, e não a pressão de militâncias assassinas, que deve nos guiar neste momento difícil.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.