Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca
Descrição de chapéu indústria

Nova indústria com plano velho?

'Nova Indústria Brasil' ameaça repetir os fracassos de Dilma, Lula e Geisel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com o governo indo atrás de toda exceçãozinha tributária que ele possa cortar para arrecadar um pouquinho mais, seria de se esperar que, na hora de investir o dinheiro, ele usasse do mesmo rigor, sendo impiedoso com gastos ineficientes, certo? Certo??

Infelizmente, parece que com o "Nova indústria Brasil" o governo vai investir muito (R$ 300 bi) com o que já deu errado. Exigência de conteúdo nacional, crédito subsidiado e compras do governo.

O presidente Lula (PT) participa de Reunião do Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial, em Brasília
O presidente Lula (PT) participa de Reunião do Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial, em Brasília - Gabriela Biló/Folhapress

Não é preciso ser um fundamentalista de mercado para ver o problema aí. Afinal, o Estado tem um papel no crescimento econômico. A Coreia do Sul não chegou aonde chegou sem papel ativo do governo. Mas tão importante quanto os casos de sucesso, é lembrar quando a política industrial fracassou, como no Brasil. Dilma, Lula, Geisel; a política industrial brasileira já torrou muito dinheiro e empobreceu muita gente.

Um fato que me chama a atenção: nossos projetos de industrialização são sempre pensados da fronteira para dentro. Saúde, defesa, agro: no Nova Indústria Brasil, em todos eles o objetivo é reduzir o uso de insumos importados e produzir para atender o mercado interno.

Imagine se fôssemos enfrentar a pandemia de Covid apenas com produtos nacionais. Abriríamos mão das melhores vacinas disponíveis, como, aliás, o governo ameaçou fazer com relação à vacina da dengue em julho do ano passado, dando prioridade à vacina do Butantan, que nem pronta estava. Felizmente, voltou atrás.

Receber crédito subsidiado para produzir, sem concorrência internacional, bens industrializados que serão comprados pelo governo. É assim que vamos estimular nosso empresariado a inovar?

Não que não haja méritos nas seis missões definidas pelo projeto. Melhora do ambiente de negócios, infraestrutura, tecnologias limpas; todos ótimos, mas correm o risco de serem sabotados pela lógica do dirigismo político e do protecionismo. Pela regulamentação proposta à lei de licitações, há casos em que uma licitação pública pode optar pelo produto nacional mesmo que o equivalente estrangeiro seja até 20% mais barato. Nós pagaremos essa conta.

É verdade que a globalização tal como era praticada nas últimas décadas está em xeque. Só que em vez de buscar a autarquia produtiva, o que as economias mais produtivas do mundo têm feito é optar pelo "nearshoring". Em poucas palavras: em vez de terceirizar a produção tendo como único critério o preço mais baixo, levar em conta também os riscos de se produzir em países distantes, politicamente instáveis ou pouco democráticos.

O Brasil tem tudo para se beneficiar disso: somos uma democracia ocidental que demonstrou sua resiliência, compromisso com o meio ambiente e estamos distantes dos conflitos que abalam o mundo. Quem passou na nossa frente, contudo, foi o México, que já tem colhido alguns resultados. A produção industrial mexicana subiu 0,4% entre o terceiro trimestre de 22 e 23. Ao contrário da brasileira, que caiu 0,9% (dados do ranking do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).

Melhore o ambiente de negócios, desburocratize, aposte no verde; e também invista em pesquisa e na ponte entre ciência e mercado. Mas não selecione ganhadores e nem prive a população brasileira daquilo que de melhor e mais eficiente o mundo tem a oferecer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.