Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli
Descrição de chapéu Coronavírus Governo Bolsonaro

Bolsonaro provoca assassinato em massa na pandemia com suas mentiras

Espanta que ainda haja um número mais que relevante de pessoas apoiando o capitão Genocida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tantos políticos mentem, não é preciso repetir. Derrapam em suas declarações; fazem autoelogios desmedidos, engrandecendo os próprios feitos; usam o que os franceses chamam de “langue de bois” —língua de madeira—, fala enrolada que embrulha o ouvinte sem responder nada.

Quando acuados, empregam palavras altissonantes: “honra impoluta”, “dignidade ultrajada”, “trajetória ilibada”. Ou dão desculpas descaradas: faz parte do lamentável folclore político brasileiro o cinismo daquele chefe dos “anões do Orçamento”, deputado João Alves de Almeida que, à volta de 1990, justificava a enorme fortuna acumulada por ser um homem de muita sorte, abençoado por Deus, jurando que ganhara dezenas de vezes na loteria...

São modos do jogo político, das estratégias destinadas a convencer, a conquistar adesões ou a se proteger. Mesmo o político mais digno não pode revelar tudo, o que já é uma forma de mentira.

O capitão Cloroquina, porém, ultrapassa todos os limites. Porque as suas mentiras, apoiadas na autoridade presidencial que lhe empresta grande influência, induzem diretamente à morte de milhares, de centenas de milhares. Ele emprega o desplante da “qualquer mentira pega” e com isso provoca o assassinato em massa.

A Folha publicou uma checagem da Agência Lupa feita sobre declarações do capitão Genocida. São mentiras graves. Ele diz que mesmo a “desacreditada” (para quem, cara-pálida?) OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o “lockdown não serve para a pandemia”, que fez uma coleção de atestados de óbito nos quais “morte por Covid” vem falsificada, que os governadores e prefeitos ultrapassaram o governo federal no combate à epidemia por culpa do STF e que, enfim, o Japão não teve “fique em casa”. Tudo falso.

Faz isso para atender ao apelo, compreensível, daqueles cujos negócios foram afetados pela pandemia e que precisam sobreviver. Nas grandes catástrofes, nas grandes emergências, é papel do Estado socorrer, com subsídios, apoios financeiros de todos os tipos, aqueles que necessitam. O Estado bolsonarista abandona quem precisa, do mesmo modo que abandonou qualquer plano para combater o coronavírus.

Espanta o fato de que essas declarações deslavadas funcionem e que haja um número mais que relevante de pessoas apoiando ainda o rinoceronte enlouquecido. Basta um pouco de sensatez, de racionalidade para perceber o desvario que está na Presidência.

É justamente esse pouco que faz falta. A eficácia do mecanismo bolsonarista faz mover o irracionalismo que se infiltra nas relações humanas, pervertendo-as e levando às piores consequências. O senhor do caos é uma das formas demoníacas, que manipula pela inverdade e pelas paixões desordenadas. Porque as mentiras interagem com a demência coletiva, alimentando-a.

Assim, não conta a verdade nem o trabalho jornalístico rigoroso, que demonstra as falsidades pronunciadas. Pois não é a verdade que está em questão, mas o ruído das ilusões homicidas vindo do alto e que é repercutido, sem descanso, nas redes sociais. Não importa o verdadeiro. Importa o que eu acredito e que conforta as minhas convicções.

Vem, com isso, a sensação triste de que qualquer análise, qualquer denúncia, qualquer insulto, tudo o que se fizer de ataque escorre na couraça do irracional sem penetrá-la. Não adianta esfregar a verdade nas fuças. Por consequência, é triste saber que o jornalismo exemplar, a análise rigorosa, a evidência mais clara só impressionam aqueles que já estão dentro de uma “bolha”, como se diz hoje. A bolha do bom senso.

Encontramo-nos num pico da pandemia e, de modo responsável, muitos prefeitos e governadores tomaram medidas mais rigorosas para conter a circulação ou agrupamento de pessoas. Esse pico, porém, que está provocando situações tão dramáticas em hospitais hipersaturados de pacientes em estado calamitoso, é consequência da imprudência atabalhoada que não leva a sério a contaminação. O próprio capitão Homicida, com seus atestados de óbito e suas mentiras, garante que o vírus não é assim tão grave.

Hoje, enfrentamos as consequências das festas de fim de ano, do Carnaval, das baladas e cassinos clandestinos. O tempo do vírus não é o da imediatez humana. Deve-se preparar antes, quando as coisas parecem estar melhorando um pouco. Seu andamento exige reflexão para determinar estratégias. Mas reflexão, estratégia que não seja maligna é tudo o que nos falta. A força caótica do bolsonarismo comanda, e por isso fomos atirados na vertigem do caos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.