José Henrique Mariante

Engenheiro e jornalista, foi repórter, correspondente, editor e secretário de Redação na Folha, onde trabalha desde 1991. É ombudsman

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Henrique Mariante
Descrição de chapéu jornalismo mídia

A era do jornalismo artificial

Revolução brutal ameaça modelo de negócio que sobrou para a imprensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Robô ‘ultrainteligente’ que usa IA responde a dúvidas e redige textos sozinho." Foi desta maneira, entre deslumbrada e singela, que a Folha reportou as primeiras impressões sobre o ChatGPT, a ferramenta de inteligência artificial que revoluciona, ameaça ou abre uma nova dimensão no relacionamento entre a espécie humana e as máquinas. A frase parece tirada de algum episódio de ficção científica dos anos 1970. Seria interessante saber se o robô, chatbot para os íntimos, saberia escrever em um estilo datado de ficção, levando em conta, por exemplo, um imaginário alimentado por séries de TV dos anos 1960. Tudo por aqui chegava atrasado.

Não mais. A primeira experiência pública, em larga escala, de um dispositivo com capacidade de gerar conteúdo e propor a solução de problemas teve lançamento mundial no fim de novembro. O primeiro teste da Folha foi pedir ao chat duas reportagens hipotéticas: a vitória do Brasil sobre a França na final da Copa do Qatar e, algo ainda mais improvável, a posse presidencial, respondendo se Jair Bolsonaro passaria a faixa para Luiz Inácio Lula da Silva. O relato do jogo obtido é tão escolar que Neymar é chamado de Neymar Jr.. "A equipe brasileira comemorou sua vitória com alegria, sendo saudada por milhões de torcedores em todo país." A frase só perde em ingenuidade para a do artigo seguinte: "O atual presidente, Jair Bolsonaro, esteve presente na solenidade e passou a faixa presidencial para seu sucessor, demonstrando respeito ao processo democrático e ao cargo que ocupa".

Qualquer jornalista em início de carreira seria cético em relação a Neymar e Bolsonaro, que, por sinal, não renderam quase nada após a publicação do jornal sobre a novidade. A máquina, porém, aprende.

Dos tantos riscos e maravilhas que a nova tecnologia promete proporcionar, um tema em especial vem sendo pouco explorado na mídia: o efeito sobre ela mesma. Se o robô consegue fazer redações e trabalhos de nível universitário, poesia e cálculos complexos, é razoável imaginar que dará conta de peças jornalísticas profissionais daqui a pouco. A imprensa terá que se adaptar, como todo o resto da sociedade, mas há uma grande nuvem escura no horizonte: quem precisará de conteúdo produzido por veículos jornalísticos quando o próprio buscador for capaz de gerá-lo?

Parte considerável dos sites é dependente do tráfego advindo das ferramentas de busca. Como já comentado nesta coluna, é isso que explica a profusão dos títulos literais, os "entenda", "saiba como" etc. Jornais estruturados, como a Folha, têm equipes dedicadas à análise e à prospecção de audiência. E, mesmo com tudo isso, a disputa é injusta, não por causa dos concorrentes, mas do arbítrio das empresas de tecnologia. Não à toa, vários países estão aprovando remuneração compulsória pelo uso de material jornalístico. É sintomático que a Microsoft tenha estendido o nome de seu buscador, o Bing, para seu chatbot, ainda que com resultados desastrosos na estreia.

Ilustração mostra 3 robôs pretos em um fundo branco. O primeiro segura um revólver contra a própria cabeça. O do meio olha para ele, e o terceiro, olha para a frente
Carvall

O prognóstico também não é animador no campo da desinformação. Se robôs apenas martelando histórias da carochinha já melam eleições, é de se imaginar o que pode acontecer com o salto de capacidade.

Um executivo disse que a inteligência artificial fará o trabalho chato em um mundo de demografia cadente (difícil engolir essa em terra de subemprego). É mais fácil acreditar que as Big Techs estão fazendo barulho para conferir autoridade a máquinas ainda incompetentes, como escreveu o jornal The Guardian em editorial.

Mesmo que leve algum tempo para os robôs entenderem que Neymar não é uma unanimidade, talvez só reste ao jornalismo profissional a inteligência de, o quanto antes, voltar a escrever para pessoas, não para os algoritmos.

Sem clima

"Última gota de petróleo da Shell no mundo sairá do Brasil, diz presidente da companhia." O título foi publicado por O Estado de S.Paulo na quarta-feira (15). Enquanto na Europa a discussão é o excepcional lucro das empresas do setor, que dimensiona o atraso na transição para energia limpa, notícia por aqui é a longevidade da extração de petróleo.

Não se discute o fato de a produção do pré-sal ser estratégica ou que o país restará como um dos últimos fornecedores de energia suja, pois alguém terá que fazê-lo. O que impressiona é a naturalidade com que a questão é tratada, como se não houvesse uma crise climática sem precedentes em curso, como se o Brasil estivesse em outro planeta.

A reportagem é laudatória e mesmo pontos delicados como a Margem Equatorial são analisados com frieza. À Folha, a ativista paquistanesa Ayisha Siddiqa, 24, declarou que os jovens irão "se concentrar no enfrentamento da indústria de combustíveis fósseis". Serão eles, pois o resto insiste em viver eras passadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.