José Manuel Diogo

Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, é fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Manuel Diogo

Brasil pode transformar Portugal no país mais feliz do mundo

Alegria brasileira se soma a índices de desenvolvimento portugueses e produz mudanças significativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Portugal, país repleto de encanto e história, vive um fenômeno para lá de inusitado: uma contracolonização sorridente! Com tantos brasileiros em suas terras —ninguém sabe ao certo quantos— até o fado começa a balançar ao som do samba. Será que o gingado brasileiro está fazendo Portugal mais feliz?

Com mais de 5% da população falando português com o sotaque alegre do Brasil, os "tugas" têm experimentado uma revolução no cotidiano que inclui feijoadas aos domingos, caipirinhas e muito axé! Afinal, a alegria brasileira é contagiante e vem tomando conta de terras lusitanas.

Fãs da Ivete Sangalo dançam no Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista - Patricia de Melo Moreira - 20.jun.2022/AFP

Não são só os brasileiros que estão ganhando com essa mudança, mas também os negócios portugueses, que têm sido impulsionados pela energia criadora do povo verde e amarelo. Com essa mistura de culturas, Portugal experimenta mudanças significativas.

No próximo dia 20 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Felicidade, veremos se a alegria brasileira consegue colocar um sorriso no rosto até mesmo dos mais sisudos portugueses. Será que a receita brasileira para a felicidade —simpatia, otimismo e ginga— vai mesmo deixar os portugas mais felizes?

Se o ditado estiver certo e "quem canta seus males espanta", juntando a alegria brasileira aos elevados índices de desenvolvimento de Portugal, a nova onda de emigração brasileira tem tudo para tornar Portugal o país mais feliz do mundo. Mas é claro que nem tudo são flores, e sempre há aqueles Velhos do Restelo que relutam, mas quem liga para eles?

Preparem-se para as manchetes: "Extra, Extra! Choque cultural marca Dia da Felicidade em Portugal! Brasileiros dançando e cantando em plena Lisboa são vaiados por Velhos do Restelo que tentam manter sua sisudez a todo custo, mas não resistem ao som de Ivete Sangalo!"

No fim das contas, a alegria brasileira prevalece. A música, o sorriso e a descontração contagiam os mais resistentes, fazendo com que até os do Restelo se rendam ao ritmo tropical e à celebração da felicidade.

As cidades portuguesas tornam-se palco de um encontro mágico entre duas culturas, onde a alegria é a protagonista. Afinal, o que seria da vida sem as risadas, os abraços e a felicidade compartilhada?

E assim, mesmo diante dos Velhos, a festa não tem como ser estragada. A energia tropical, com seu espírito contagiante, aliada às conquistas de Portugal, mostra que a alegria é uma força irresistível. E quem sabe, com um sorriso nascendo no Brasil, atravessando o Atlântico e terminando no mais belo pôr do sol no estuário do Tejo, Portugal se torne o país mais feliz do mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.