Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Ameaça de punir Felipe Melo por apoio a Bolsonaro é inadmissível

Só falta agora um mero tribunal esportivo querer dar palpite na fala de atletas

O volante Felipe Melo, do Palmeiras, reclama após ser expulso na partida contra o Cerro Porteño, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores
O volante Felipe Melo, do Palmeiras, reclama após ser expulso na partida contra o Cerro Porteño, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores - NELSON ALMEIDA - 30.ago.2018/AFP

Felipe Melo reiterou sua preferência pelo inominável.

Nada mais esperado dadas as características de um e de outro, embora o jogador, ao menos, às vezes, seja capaz de ajudar o time defendido por ele.

Permanece no Palmeiras por ter chantageado o clube quando viveu crise com Cuca e agrada parte da torcida.

O candidato dele teve de deixar o Exército e também tem seus adeptos, porque não há país sem a face das trevas.

Nem por isso um e outro devem ser proibidos de se manifestar ou concorrer ao que for.

Se criticamos a alienação dos esportistas, normalmente voltados para os próprios umbigos, não há razão para críticas quando algum deles se manifesta.

Mesmo se comprovar o tamanho da alienação como partidários dos pregadores da violência e do obscurantismo, travestidos de moralidade.

Inadmissível, portanto, a ameaça do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no sentido de cercear declarações políticas de jogadores.

Imagine se fosse nos anos 1980, quando surgiu a libertária Democracia Corinthiana.

O mundo viria abaixo.

Então, além do mais, diferentemente da nota oficial do Palmeiras ao deixar claro seu apartidarismo, a direção alvinegra apoiava abertamente o movimento, ainda no período ditatorial, embora já em lenta e gradual demolição.

Doutor Sócrates batia de frente com Emerson Leão, Casagrande enfrentava o treinador Jorge Vieira, e a turbulência era saudavelmente permanente, porque só os autoritários desejam a paz dos cemitérios. 

Que Felipe Melo, Jadson e Roger, a dupla do Corinthians, se expressem e encontrem vozes contrárias no futebol. Que seja feito o debate como se faz na sociedade, porque o futebol não é um mundo à parte. 

Quem diz que política e esporte não se misturam faz o pior tipo de política, pois em nome de ser apolítico endossa o pior da política.

João Havelange passou décadas se dizendo do partido do futebol e convivendo alegremente com ditadores africanos e sul-americanos, a ponto de promover uma Copa do Mundo na Argentina do genocida general Jorge Rafael Videla, em 1978. O tirano morreu cinco anos atrás numa cela, condenado à prisão perpétua com a redemocratização do país. 

Não deixa de ser curioso ver o STJD botar as manguinhas arbitrárias de fora e o Supremo Tribunal Federal calar quando o comandante do Exército, Eduardo Villas Boas, sai de seus cuidados e diz em entrevista que o próximo governo pode ter sua legitimidade questionada.

Não haverá aí uma afronta à Constituição?

Os de sempre

Chocante constatar os nomes citados na reportagem desta Folha, publicada na segunda-feira (17), sobre a venda dos direitos do Brasileiro ao exterior

Dos eventuais compradores aos intermediários da CBF, são sempre os já sabidos, ou quase. Se surge um nome novo é mais do mesmo.

Fruto da impunidade que ainda campeia no futebol, a ponto de Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira andarem livres, leves e soltos por aí e despertarem fundadas suspeitas de participar de tais negociações.

Não se vê o envolvimento de empresas com credibilidade, apenas a pressa da maioria dos clubes em pegar qualquer migalha, pagar comissões indevidas à CBF e seguir em frente, nas mãos de aventureiras/os, gente que o mercado cuspiu, mas sobrevivente no futebol brasileiro.

Uma fauna de aventureiros apressados como coelhos ou, alguns, pior que isso.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.