Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Depois de eliminação do São Paulo, Corinthians e Santos correm sérios riscos

Bragantino e Ponte Preta podem atrapalhar planos dos grandes no Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tese, jogar no Morumbi (19h) é melhor para o Corinthians que para o Bragantino.

Em tese, porque foi no estádio do São Paulo que o time de Bragança Paulista derrotou o dono do campo na volta do campeonato, por insistente 3 a 2. E onde o Mirassol, também por 3 a 2, eliminou o Tricolor. Que maldição assombra o ex-Soberano, mais um ano na fila!

Então, o Braga mostrou suas virtudes táticas e a vantagem física por estar treinando há mais tempo — transgressão que desonra a gestão do clube associado à empresa de bebida energética, no caso, sem rimar com ética.

Zé Roberto testa a bola para marcar o primeiro gol do Mirassol contra o São Paulo
Zé Roberto testa a bola para marcar o primeiro gol do Mirassol contra o São Paulo - Fernando Roberto/Mirassol

Independentemente disso, e dono da melhor campanha do Paulistinha com 23 pontos, seis a mais que o adversário, sete vitórias, três a mais que o rival, 18 gols marcados contra 15 do oponente, nove gols sofridos contra dez, a equipe do interior é mais equilibrada e até mais talentosa.

Daí ser favorita e relegar ao Todo Poderoso Timão o papel, aqui sim, rima, de azarão.

Verdade que há três apostas corintianas para mudar o quadro: a volta de Cantillo, a reestreia de Jô e a fixação de Éderson como titular no lugar do lento Camacho.

Dos três, o menos incerto é o ex-cruzeirense capaz de jogar de área à área, porque o gringo estará sem ritmo de jogo e o centroavante ainda mais, pois sua última partida aconteceu no distante 7 de dezembro do ano passado.

Convenhamos que chegar assim a um jogo decisivo, tudo ou nada, não é exatamente confortável, ao contrário, é quase desesperador.

Confiança mesmo a Fiel tem em Cássio, o responsável por evitar o vexame da desclassificação, e na bola parada que originou tanto o 1 a 0 no Palmeiras quanto no Oeste.

“Ah, e o peso da camisa”, estarão dizendo a rara leitora e o raro leitor. Sem torcida, duvideodó.
Missão um pouco menos espinhosa, mas nem por isso tranquila, terá o tumultuado Santos em sua casa, a Vila Belmiro, às 21h30.

A Ponte Preta estava no bico do corvo e ressuscitou com duas vitórias, a primeira sobre o até então invicto Novorizontino e a segunda sobre o classificado Mirassol.

Diriam os economistas que a Macaca está em viés de alta e o Peixe em viés de baixa, porque vem de empate e derrota, esta última de virada, depois de estar vencendo por 2 a 0 e sofrer o 3 a 2 do maior injustiçado do torneio, exatamente o Novorizontino, uma única derrota, 19 pontos ganhos, quinto colocado na classificação geral, mas fora dos oito finalistas que abrigam o Santos (em 9º lugar) e a Ponte (em 13º). Pode isso, Arnaldo?

OK, OK, OK, diria Gilberto Gil, é o regulamento que todos assinaram e continuarão a assinar sabem os deuses dos estádios até quando.

O imortal Henfil (1944-1988) criou o Baixim, personagem de um frade sarcástico que vivia infernizando o próximo.

Baixim certamente estaria torcendo por uma final improvável entre Bragantino e Ponte Preta.

Caso venha a acontecer, a coluna torcerá pelo primeiro título do time campineiro, mesmo porque o Bragantino já foi campeão estadual em 1990.

De resto, a taça significará sair da fila para o Palmeiras desde 2008 e, para Corinthians ou Santos, desempatará a disputa particular entre ambos a partir da conquista alviverde, com cinco títulos para cada lado em 11 Paulistinhas, com o Ituano de bicão em 2014.

Além de poder ser a inédita, no profissionalismo, do tetra corintiano. Será?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.