Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Esperto, Abel Ferreira já pôs o Atlético Mineiro na final da Libertadores

Técnico do Palmeiras usa artimanha para o caso de derrota e para motivar seus jogadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abel Ferreira é inegavelmente bom de entrevistas. Ele é capaz de rir de si mesmo, de se chamar de idiota, de inventor, de tergiversar, de se declarar, de usar o discurso para esconder o pensamento e com frequência dá entrevistas melhores que o desempenho de seu time em campo.

Abel Ferreira à beira do campo na partida do Palmeiras contra o São Paulo, pela Libertadores
Abel Ferreira à beira do campo na partida do Palmeiras contra o São Paulo, pela Libertadores - Nelson Antoine-10.ago.21/AFP

Não fugiu à regra depois da vitória do Palmeiras sobre a Chapecoense por 2 a 0, que manteve o time em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, a sete do líder Atlético Mineiro, adversário nesta terça-feira (21) pelas semifinais da Libertadores, no jogo mais esperado até aqui na temporada de 2021, na casa verde.

Diga-se que o Palmeiras fez bom primeiro tempo quando marcou os dois gols que deram a vitória e poderiam ter sido quatro, cinco. No segundo o time caiu muito, deu a impressão de porque se poupou para o embate no torneio continental, mas Ferreira disse que não, que a culpa foi dele, pelas experiências que quis fazer, “por pensar fora da caixa”.

O melhor ficou para o fim da entrevista ao se referir ao Galo: “É o favorito, já os dão na final contra outro adversário. Acho que não vale a pena discutir o favoritismo, mas no futebol tudo é possível. É um jogo de ida e volta, nós temos nossas ambições, mas acho que ninguém tem dúvida de que o nosso adversário é favorito, por tudo. Pelo o que investiu, pelo o que gastou, por continuar a gastar. Nós vamos com nossa humildade e com o feijão com arroz”.

Sabe-se, e ele há de saber, que muitas vezes a meia-verdade é pior que a mentira inteira.

Ferreira expressou o pensamento quase generalizado sobre o favoritismo dos mineiros, baseado nas campanhas no Campeonato Brasileiro e no desempenho dos dois times nos últimos jogos. Sim, os alvinegros são favoritos.

Ninguém, porém, ninguém “já os dão na final” como ele disse.

Nem o mais fanático dos atleticanos.

A frase é óbvia para preparar o torcedor se houver derrota e, antes de tudo, para motivar seus jogadores como se estivessem sendo desrespeitados. Só um lunático, ou um palmeirense muito aborrecido, dá como certa classificação do Galo.

Como também é verdade que o mecenato de Rubens Menin trouxe Nacho Fernández, Hulk e Diego Costa, mas chamar de “arroz com feijão” os reforços alviverdes Dudu, Danilo Barbosa, Matheus Fernandes, Jorge e Piquerez não espelha, ao menos, a realidade de 95% dos clubes brasileiros.

Leila Pereira é tão generosa como Menin, embora dê com a mão esquerda e tome de volta com a direita, mais empresta do que dá, em sua campanha triunfal para a presidência.

O palmeirense não quer humildade diante do rival cujas glórias são muitas, mas incomparáveis com as esmeraldinas.

O palmeirense quer imponência, em busca do que resta neste ano, o tricampeonato da Libertadores e, enfim, o Mundial de Clubes.

Para tanto será preciso jogar como o Palmeiras não tem jogado e ir vivo ao Mineirão para o jogo de volta.

Qualquer coisa diferente disso pode ser a gota d’água — e a malícia virar piada.

A dor do Rei

A dor do Rei dói em todos os súditos.

Quando foi na virilha, na Copa do Mundo de 1962, doeu muito, mas, no máximo, poderia ter custado o bicampeonato, o que Mané Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas, evitou galhardamente no Chile.

A torcida, agora, é por novo anjo, de roupa branca, como aquela que vestiu o Santos do Rei Pelé.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.