Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Libertadores

Quartas da Libertadores prometem 360 graus de emoções

Alvinegros, alviverdes e rubro-negros, preparem-se: vêm aí os primeiros 180°

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os reservas do Flamengo golearam o Atlético Goianiense, que venceu o Corinthians, que ganhou dos reservas do Flamengo.

De onde se pode concluir… nada!

Porque os reservas do Flamengo passearam no Maracanã lotado, o Corinthians perdeu do Atlético em Goiânia e venceu os rubro-negros cariocas em Itaquera tomada.

Nesta terça-feira (2), o estádio alvinegro voltará a receber a Fiel em peso, e no gramado os donos da casa enfrentarão o Flamengo com o que tem de melhor.

E o que o time da Gávea tem de melhor é tão superior que a Fiel terá de jogar como nunca, ou como sempre tem jogado —a ponto de o Corinthians estar invicto em casa no Campeonato Brasileiro, único mandante sem derrota.

Corinthians precisará da Fiel mais uma vez - Carla Carniel - 10.jul.22/Reuters

Aliás, a última vez em que o Timão perdeu em Itaquera pelo Brasileiro foi há um ano, no dia 1º de agosto, e exatamente para o Flamengo, por 3 a 1. De lá para cá, foram 22 jogos, 16 vitórias e seis empates. Neste ano, dez vitórias e três empates.

O detalhe está em que o jogo agora será pela Libertadores.

A Libertadores, sabem a rara leitora e o raro leitor, é diferente.

Tanto que, em 2010, o Corinthians, com a melhor campanha no torneio continental, enfrentou o Flamengo, com a pior campanha entre os classificados, pelas oitavas de final, e acabou eliminado no Pacaembu, mesmo ao vencer por 2 a 1, porque derrotado no jogo de ida por 1 a 0, em noite de tempestade no Maracanã.

Em resumo: mais do que no gigante Cássio, a aposta corintiana está em Itaquera, onde alguma coisa acontece para que resultados tão positivos sejam alcançados.

O crítico sensato dirá que simplesmente manter a invencibilidade já será valioso, mas a hora é de ambição, não de sensatez.

Nem mesmo o 4 a 1 do Flamengo sobre os goianos pode significar muito para animar o Corinthians quando enfrentar o Atlético pela Copa do Brasil em desvantagem de 2 a 0.

Porque números, história, tradição, valem muito para contar o passado, quase nada para antecipar o futuro, mesmo que o presente revele o esquadrão carioca repleto de jogadores decisivos, embora cinco pontos atrás do rival na competição nacional.

Entre Palmeiras e Atlético Mineiro a história é outra, porque recente.

Pouco importa o fato de o alviverde ter vencido 39 vezes, perdido 29 e empatado 20 em 88 jogos.

O que estará em disputa nesta quarta-feira (3) é a revanche da semifinal da Libertadores do ano passado, quando Hulk perdeu pênalti no 0 a 0 na casa verde, e o empate por 1 a 1 eliminou, invicto, o Galo no Mineirão.

Erro de Hulk abriu caminho para o Palmeiras - Andre Penner - 21.set.21/Reuters

Então, o Galo era melhor, e hoje o Palmeiras é que é.

A maior aposta mineira está na volta de Cuca, o treinador que deve desculpas à sociedade, e, é claro, no Mineirão.

Só que, além de estar melhor, mais seguro e consistente, o Palmeiras é também o melhor visitante da Libertadores, há 19 jogos invicto, com 14 vitórias. A última derrota fora de casa aconteceu em abril de 2019, para o San Lorenzo.

Dizer que o alviverde é favorito como o Flamengo será exagero, embora pareça claro que o Galo olhe para o Periquito com certa inferioridade.

Enfim, serão só os primeiros 180 minutos de dois jogos que terminarão no Maracanã, no dia 9 de agosto, e na casa verde, um dia depois.

Quem vencer terá semifinais menos difíceis, contra Vélez Sarsfield ou Talleres, no caso de Corinthians e Flamengo, e contra Athletico Paranaense ou Estudiantes, no entre Galo e Verdão.

Haja!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.