Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Fez-me rir, faz-me chorar

Lusa e Timão têm história na qual os maiores feitos são da Portuguesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Portuguesa e Corinthians jogaram no Mané Garrincha. Nem para voltarem a se enfrentar no Canindé, em nome da nostalgia.

Sim, é claro, a grana prevalece: um milhão de reais.

Havia oito anos que não se enfrentavam no que já foi renhido clássico e no qual os lusos têm mais façanhas a contar.

Basta dizer que, em 2013, nem faz tanto tempo, a Lusa venceu por 4 a 0 o rival que tinha Tite no banco, Cássio e Gil em campo.

Verdade que em 1927 o alvinegro aplicou 10 a 1 no rubro-verde, mas, no profissionalismo, por duas vezes a Lusa marcou sete gols no Timão: 7 a 3, em 1951, e 7 a 0, em 1961.

Em 51, o Corinthians foi campeão; em 61, virou "Faz-me rir".

Em Brasília, o 0 a 0 fez chorar. Um horror.

Yuri Alberto lamenta um de muitos erros em Brasília - Ronaldo Barreto/TheNews2/Ag. O Globo

Endrick batizado

Até demorou, mas surgiu um zagueiro de fazenda e experiente para tentar intimidar o menino Endrick.

A infrutífera tentativa coube ao beque Rodrigo Sam, 27, 11 anos a mais que a joia alviverde, já negociada com o octocampeão mundial Real Madrid pela bagatela de 60 milhões de euros.

Ao entrar no segundo tempo em Diadema para ajudar a manter a vitória por 1 a 0 sobre o Água Santa, a invencibilidade e a liderança do Palmeiras no Paulistinha, Endrick recebeu ameaça de Sam e reagiu à altura.

Ao ser empurrado contra uma placa de publicidade na lateral do campo, o menino reagiu altivo, recusou a mão provocadora estendida em cínico pedido de desculpas e devolveu a entrada dura em seguida.

Mal-educado, violento, marrento?

Não, apenas maduro, seguro de si, disposto a mostrar que ninguém vai se criar em cima de sua pouca idade.

Irá longe.

Imperdível

Nesta quarta-feira (15), em Londres, às 16h30, o City, vice-líder do Campeonato Inglês, a três pontos do líder Arsenal, embora com um jogo a mais, visita o rival para fazer o jogo adiado por causa da morte da Rainha Elizabeth 2ª.

A 16 rodadas do fim do torneio, ainda faltará o jogo entre os dois pelo segundo turno —os comandados por Pep Guardiola em busca do tricampeonato e o Arsenal atrás de sair da fila de 19 anos.

Tricampeões, desde o primeiro campeonato, em 1889, só o Arsenal, em 1935, o Liverpool, em 1984, e o Manchester United, por três vezes: em 2001, 2009 e 2014.

Em 2020 o Liverpool impediu o tri do City, e agora o obstáculo maior é o Arsenal, embora o United também esteja no páreo.

O melhor campeonato do Planeta Bola deve viver uma jornada imperdível neste meio de semana.

Majestoso recordista

O competente vizinho Sandro Macedo já vez a devida homenagem ao fenomenal LeBron James, novo recordista de pontos em temporadas normais da NBA ao quebrar o recorde do lendário Kareem Abdul-Jabbar, que durava 34 anos, com 38.387 pontos.

Imaginava-se que Jabbar ficaria triste com a quebra, e o que se viu foi o gigante no ginásio do Los Angeles Lakers para homenagear o novo recordista.

Mais. Ativista e escritor de mãos cheias, Jabbar escreveu longo texto recheado de elogios a LeBron, dentro e fora das quadras.

E destacou, ao dizer que só se lembrava de sua marca quando alguém fazia referência: "Se eu tivesse de escolher entre manter meu recorde de pontuação intacto por mais cem anos ou passar uma tarde com meus netos, estaria no chão em segundos empilhando Legos e comendo biscoitos".

Quem é avó ou avô sabe exatamente quão verdadeira é a frase.

Kareem Abdul-Jabbar entrega bola a LeBron James em sinal de passagem do trono de cestinha da história da NBA - Gary A. Vasquez/USA Today Sports

Viva!

As Brabas bicampeãs da Supercopa! 4 a 1 nas flamenguistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.