Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu

Sede de jogos memoráveis, Vila exige prevenção para não ser palco de tragédia

Neste domingo (26), estádio vai receber o clássico entre Santos e Corinthians

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Vila Belmiro é a mais famosa de todas as vilas. E é a Vila Belmiro a mais famosa de todas as vilas porque foi na Vila Belmiro que jogou o Rei Pelé.

Nela, neste domingo (26), vão jogar, pela 114ª vez, Santos e Corinthians, em jogo importante para os anfitriões, nem tanto para os visitantes, e de alto risco.

Será, também, o primeiro clássico entre os alvinegros sem o Rei Pelé por perto.

Ele jogou 47 vezes contra o Corinthians, sua maior vítima, e marcou 49 gols, não só lá, o que nem é muito diante de tudo que o Rei aprontou na Vila.

Ir à Vila na década de 1960 era como ir ao teatro para ver o melhor ator de todos os tempos fazer história, encantar. Fosse quem fosse que contracenasse com Ele.

Romantismos à parte, a Vila Belmiro nunca teve segurança.

Estádio Vila Belmiro, em Santos
Estádio Vila Belmiro, em Santos - Carlos Fabal - 27.dez.22/AFP

Basta dizer que parte dela despencou em 1964, exatamente em tarde de domingo entre Santos e Corinthians, quando a arquibancada de madeira veio abaixo no sexto minuto do jogo e deixou feridas 181 pessoas.

Nada menos que 32.986 torcedores superlotaram o estádio!

A capacidade atual prevê a metade e foram esgotados os 11 mil ingressos para este domingo, com mais quatro mil disponibilizados para os donos de cadeiras cativas.

Mesmo assim, e por isso, o risco é alto.

Basta lembrar de julho passado. quando, pela Copa do Brasil, o Corinthians eliminou o Santos e houve invasão de gramado, com agressões a Cássio, além de bombas e sinalizadores atiradas contra o goleiro.

Inaugurado em 1916, o estádio que leva o nome de Urbano Caldeira, saudoso zagueiro, treinador e vice-presidente do Santos, é mesmo um caldeirão tido como incompatível para era dos estádios seguros como têm os demais grandes de São Paulo.

Em tese, a relação entre tamanho do estádio e segurança não deveria existir, houvesse competência e obediência à legislação para a realização dos jogos, com as devidas medidas de prevenção.

Pequenos palcos pela Europa afora são prova disso.

Os cuidados com a capacidade das arquibancadas não foram acompanhados pela fiscalização no Brasil —e o que poderia ser pacífica nostalgia de velhos tempos está sempre ameaçada pela tragédia.

Dentro de campo, a situação santista beira o desespero pela iminência da desclassificação para a fase final do Paulistinha, e a corintiana se resume ao desafio de jogar bem fora de casa, o que ainda é ansiosamente aguardado pela Fiel que só verá o embate pela TV.

Ainda bem, parece mentira dizer isto, que é jogo de torcida única, porque diante da invencível incapacidade de se controlar a violência da minoria de torcedores, clássicos com duas torcidas, na Vila mais famosa do mundo, seria convite para barbárie.

Note a bizarrice, por exemplo, da nota da Torcida Jovem do Santos, contra a violência, publicada recentemente: "A Diretoria da Torcida Jovem do Santos vem informar a todos os associados que a partir de hoje está proibido qualquer ato de violência contra qualquer torcida organizada no Estado de São Paulo. O associado que não cumprir com a determinação será responsabilizado dentro e fora do estatuto".

Em São Paulo não pode. E fora? E o que é punir "fora do estatuto"?

A polícia desconfia que a motivação da iniciativa nada tenha de exemplar, mas apenas atenda à exigência do PCC, cujos negócios são prejudicados quando os torcedores se agridem.

A Vila não merece.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.