Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Libertadores entre finais estaduais explicita estupidez do calendário

As decisões de campeonatos menores atrapalharam as estreias em torneios maiores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se fosse preciso mais algum exemplo sobre a estupidez do calendário brasileiro, a última semana a deixaria explícita, nua e crua.

O Flamengo poupou em sua estreia na Libertadores ao enfrentar o Millonarios, em Bogotá, e ficou em paupérrimo empate por 1 a 1 para jogar com tudo contra o Nova Iguaçu, a quem vence por 3 a 0 na decisão carioca.

O Palmeiras fez o mesmo, bem mais radicalmente, ao entrar em campo com reservas para encarar o San Lorenzo, em Buenos Aires, e também ficou no 1 a 1. Porque tem de virar, em casa, sobre o Santos, neste domingo (7), a derrota por 1 a 0 no jogo de ida.

Zagueiro do San Lorenzo, Agustin Giay, e o zagueiro uruguaio do Palmeiras, Joaquin Piquerez, disputam a bola durante a partida de ida da fase de grupos da Copa Libertadores no Estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires
Zagueiro do San Lorenzo, Agustin Giay, e o zagueiro uruguaio do Palmeiras, Joaquin Piquerez, disputam a bola durante a partida de ida da fase de grupos da Copa Libertadores no Estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires - Luis Robayo-3.abr.24/AFP

No segundo tempo, com um misto mais forte, jogou melhor, pôde até vencer, assim como correu risco de ser derrotado.

Com mais motivos ainda, o Grêmio subiu o morro de La Paz para perder de pouco na altitude de 3.600 m e conseguiu: só 2 a 0 para o Strongest, pois a prioridade gremista era o Juventude, com quem empatou 0 a 0 no primeiro jogo da decisão gaúcha.

O Atlético Mineiro não, este foi com o que tinha de melhor para golear o fragílimo Caracas e se deu bem: 4 a 1, na única vitória brasileira em sete jogos da rodada inaugural do torneio continental, tudo para ter reforço moral na final mineira, contra o rival Cruzeiro, com quem está empatando por 2 a 2, depois de vacilar nos primeiros 90 minutos no Terreirão do Galo. Agora o bicho vai pegar entre Raposa e Galo no Mineirão com torcida única e de azul.

Inaugural, continental, moral, final, rival. Haja al, na AL, de América Latina, das veias abertas do gênio Eduardo Galeano, do doidivanas democraticamente eleito Javier Milei, e do ditador Nicolás Maduro.

A vontade de gritar campeão na província atrapalha o primeiro passo em busca da glória internacional.

Não foram os casos dos tricolores Fluminense e São Paulo nem, muito menos, o do Botafogo, sem nada a disputar no fim de semana.

O Fluminense, é fato, com uma penca de desfalques por lesões, ficou no 1 a 1 com o Alianza Lima, no Peru, em jogo ruim, muito ruim.

Já o São Paulo virou hospital ao perder três jogadores importantes machucados no primeiro tempo e ainda acabou vítima da malemolência da estrela colombiana James Rodríguez, o novo Christian Cueva, o peruano que seduziu e irritou os são-paulinos, assim como fez o chileno Jorge Valdivia com os palmeirenses.

James, por enquanto, tem só irritado, e contou com a inestimável colaboração do atrapalhado Thiago Carpini na derrota por 2 a 1 para o bom Talleres, em Córdoba.

O Botafogo caprichou na ruindade ao perder em casa para o Junior Barranquilla por 3 a 1 e ao levar três gols em 40 minutos do primeiro tempo. Trata-se do autêntico campeão da Taça Rio…

Não se sabe se "Bolsotextor", segundo o repórter Rodrigo Mattos, denunciará também a Conmebol, embora motivos não faltem para tanto. Por enquanto, suas acusações lembram as feitas contra as urnas eletrônicas.

O que se sabe é que o Inter foi outro abaixo da crítica na Copa Sul-Americana contra o Belgrano, 11º colocado entre 14 times no Campeonato Argentino, em lamentável 0 a 0, para não falar do Corinthians diante do Racing genérico, no Uruguai, 1 a 1, em jogo de cegar os olhos.

Cruzeiro e Cuiabá foram outros que só empataram, e Athletico, Bragantino e Fortaleza ganharam de ninguém —o que é menos ruim que empatar com ninguém.

Vamos mal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.