Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

As merecidas férias com seu cão

Para passeios dentro dos limites nacionais, viajar ou não com um animal de estimação não é um grande problema; para o exterior, entretanto, é necessário ter uma orientação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parcialmente passada a gravidade da pandemia pela Covid-19, os brasileiros voltam a programar suas viagens de férias.

Para passeios dentro dos limites nacionais, viajar ou não com um animal de estimação não é um grande problema. Há locais como creches e pequenos hotéis especializados em hóspedes caninos ou basta colocá-lo confortavelmente no carro e o passeio se inicia.

Para o exterior, entretanto, é necessário ter uma orientação, como consta no livro "Patas na Europa", do professor Antonio F. Costella, em edição revista e atualizada, lançada pela Editora Mantiqueira.

Cão salsicha viaja em vagão especial do trem Serra Verde Express, em Curitiba
Cão salsicha viaja em vagão especial do trem Serra Verde Express, em Curitiba - Brunno Covello/Divulgação

Costella foi professor na ECA/USP, Faculdade Cásper Líbero e Escola Superior de Jornalismo do Porto, em Portugal. Fundou em Campos do Jordão (SP) o Museu Casa da Xilogravura, da qual a Universidade de São Paulo é herdeira "post-mortem", com a condição de mantê-la aberta ao público.

A obra, em suas mais de 350 páginas de histórias da história, tem como narrador Chiquinho, o cão e companheiro de viagem de Costello e sua esposa, que interage com figuras como Pasteur, Garibaldi e Marco Polo pelos países por onde passa.

Antes da viagem são necessários alguns cuidados. O principal, tranquilizar o animal 30 minutos antes do voo com um sedativo e ter em mãos atestado de saúde e de vacinas.

Com o Certificado Zoosanitário Internacional é autorizada a entrada do animal no país (no caso, Portugal), onde é reexaminado pelo médico veterinário de plantão no aeroporto.

Costella, esposa e Chiquinho iniciam a viagem de férias já em Portugal, de onde passam pela Espanha e França, atravessam a Itália de norte ao sul chegando em seguida à Grécia e suas fábulas e mitos. Da Grécia, retornam ao Brasil.

Costella encerra a obra destacando: "Se nunca teve um cachorro, não faça zombaria, pois nada pode igualar a amizade de um cão".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.