Katia Rubio

Professora da USP, jornalista e psicóloga, é autora de "Atletas Olímpicos Brasileiros"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Katia Rubio

Obscurantismo que acompanha desenrolar da pandemia levou Brasil à catástrofe

Como em 'Crônica de Uma Morte Anunciada', todos conheciam o final da história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa otimista. Ser otimista não significa sofrer de síndrome de Poliana. Essa personagem desenvolveu o "jogo do contente", que consiste em extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis.

Visto pela ótica da psicologia, a negação pode ser entendida como um mecanismo de defesa do inconsciente, que visa proteger da dor a pessoa que não quer lidar com um desejo, uma fantasia, um pensamento ou sentimento.

É importante destacar que o processo de negação inconsciente não é o mesmo que negar deliberadamente uma informação ou situação. Isso se chama negacionismo.

E o negacionista é aquela pessoa irritante que, mesmo diante das evidências mais concretas, faz questão de construir um argumento mirabolante para edificar a sua tese.

Não nego o poder criativo dessa gente. É risível a forma como é feita a defesa de um remédio sem função, da dispensa de um equipamento de segurança ou da desqualificação de um profissional.

O negacionismo prolifera onde abunda a ignorância. Que lamento constatar a abrangência do apedeutismo nesse país que já foi cantado como tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.

O obscurantismo que acompanhou o desenrolar da pandemia no Brasil levou à catástrofe, como previram cientistas renomados. Tomados como arautos do apocalipse, petistas, comunistas, vermelhos, eles foram negados. Os argumentos fundamentados poderiam ter evitado a calamidade que vivemos no presente com a organização de ações que evitassem a superlotação de hospitais e unidades de saúde.

Como em “Crônica de Uma Morte Anunciada”, todos conheciam o final da história. Poucos com poder de ação se mobilizaram, de fato, para evitar o pior. E a vida seguiu como se a desgraça fosse uma ficção indesejada. Famílias fizeram festas e convidaram os amigos. Centros comerciais cheios de pessoas entediadas buscando lazer.

Trabalhadores obrigados a manter suas rotinas de trabalho, porque “a economia não pode parar”, foram expostos à contaminação. E o esporte, com os mesmos argumentos construídos pelos negacionistas, seguiu como atividade essencial. Em alguns lugares foi proibido por decreto e não por consciência dos dirigentes e corpo técnico.

Situação do coronavírus no mundo mantém incerteza sobre a realização da Olimpíada
Situação do coronavírus no mundo mantém incerteza sobre a realização da Olimpíada - Charly Triballeau - 28.jan.2021/AFP

Nessa última semana ocorreu a Copa do Mundo de esgrima em Budapeste, na Hungria. A imprensa europeia divulgou que após o final da competição foram confirmados cerca de 30 casos de contágio entre atletas, membros da equipe técnica e classe de árbitros. E como o vírus não é xenófobo, ele atacou alemães, italianos, japoneses, gregos e também franceses.

Anteriormente, na mesma modalidade, os brasileiros Alexandre Teixeira (técnico) e Bia Bulcão (do florete) já haviam sido infectados num estágio de treinamento em Portugal. A Confederação Brasileira de Esgrima não confirma essa informação.

Não faltaram medidas de segurança com controle rigoroso de todos os participantes da Copa do Mundo, a utilização das chamadas bolhas para isolar as delegações e procedimentos individuais adotados desde os países de origem. E aí as diferenças ficam evidentes: há países e atletas que seguem os protocolos ditados pela ciência; e há outros que seguem o negacionismo colocando em risco aqueles que fazem adequadamente a lição de casa.

O resultado não poderia ser outro. O espetáculo esportivo foi garantido com disputas espetaculares para regozijo da estrutura esportiva. No aspecto sanitário foi mais um desastre que colocou em risco a vida de todos os envolvidos.

Outras competições estão sendo realizadas mundo afora com o mesmo resultado: 7 para as competições x 0 para a segurança. Estarão os dirigentes olímpicos cientes disso? Não é preciso esperar novas contaminações para se responder a essa questão.

Erramos: o texto foi alterado

Versão inicial da coluna afirmava que brasileiros da delegação de esgrima haviam sido infectados durante a disputa da Copa do Mundo de Budapeste, mas isso não aconteceu. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.