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O impacto da Covid-19 no Panamá: duas explicações

Em julho de 2020, país tinha o maior número de casos relatados por 100 mil habitantes

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Harry Brown Araúz

Cientista político. Diretor do Centro Internacional de Estudos Políticos e Sociais - CIEPS (Cidade de Panamá). Pesquisador do Sistema Nacional de Pesquisa de Panamá. Doutor em Ciência Política e Sociologia pela Univ. Complutense de Madri.

O Panamá, com seus 4 milhões de habitantes e escassos 75 mil quilômetros quadrados de superfície, conseguiu um espaço nas notícias internacionais durante a pandemia. Sem querer, o conseguiu devido ao seu desempenho sanitário que, em distintos momentos, esteve entre os piores do mundo, e o impacto da pandemia sobre sua economia tem sido o mais devastador. Assim, a opinião pública mundial parece olhar com espanto para o que os cidadãos panamenses sabem bem: o país está cheio de contradições e parece não haver meio-termo.

Objetivamente, no início de julho, o Panamá era o país latino-americano com o maior número de casos relatados por 100.000 habitantes. Acima do Brasil, por exemplo, que segundo tem sido relatado, tem infectado intencionalmente sua população, o que não é o caso do Panamá ou da Costa Rica, país vizinho com dimensões e possibilidades econômicas similares. Os meses de julho e agosto do ano passado foram bem menores em comparação com a avalanche de casos na segunda onda de dezembro e janeiro.

Mulher recebe dose da vacina contra Covid, no Panamá
Mulher recebe dose da vacina Pfizer-BioNTech contra Covid-19 em meio à nova pandemia de coronavírus, no Panamá - AFP

Por que isso aconteceu? Naturalmente, a busca por explicações na sociedade panamenha está ocorrendo na esfera política, onde reina a subjetividade e as narrativas são produto dos interesses e repertórios dos diferentes atores políticos. Houve duas explicações dominantes na disputa, mas que às vezes se sobrepõem: uma baseada na trajetória histórica-institucional do país e a outra enfatizando a desigualdade estrutural.

O argumento da trajetória histórica-institucional

O ponto de partida desta explicação seria a debilidade do Estado de direito panamenho, que se expressaria na natureza clientelista de uma administração pública obesa, irremediavelmente ineficiente, com uma propensão imparável para o tráfico de influência e a corrupção. Isto também explicaria porque os tomadores de decisão são geralmente recrutados entre as pessoas mais incompetentes do país.

Este diagnóstico tem sido articulado ou promovido principalmente por correntes de opinião com pensamento libertário militante ou por adesão, que, embora sejam minoritários, têm uma vocação hegemônica cada vez mais desenvolvida.

Sua proposta para a gestão da pandemia foi passar de um modelo de gestão coletiva para um modelo baseado na responsabilidade individual, promovido com o uso de slogans tais como "você para o vírus". Sua proposta para financiar a resposta do país à pandemia tem sido austera, principalmente na forma de redução dos salários dos funcionários públicos, também justificada como gesto de solidariedade com aqueles que perderam seus empregos no setor privado.

Uma parte importante de sua lógica política tem sido dividir a sociedade panamenha em duas partes: uma classe trabalhadora, indefesa e abusada, confrontada por um governo que representa uma elite política corrupta e tende a ser autoritária. Esta caracterização autoritária é importante porque leva a cidadania panamenha de volta a um de seus arquétipos e, portanto, com grande capacidade mobilizadora: a crise do final dos anos 1980, quando a Cruzada Civilista —um movimento nacional formado por organizações cívicas, empresariais e profissionais, entre outras— enfrentou o regime autoritário do qual o atual partido governante, o PRD, fazia parte.

Institucionalmente, aqueles inclinados a esta explicação têm se preocupado muito com a atividade legislativa durante a pandemia, não apenas por causa de seus delírios óbvios, mas também porque ideologicamente a consideram como a pior expressão do estatismo intervencionista. Neste sentido, uma fração dos atores que promovem esta corrente de opinião lançou recentemente uma iniciativa que levaria à instalação de uma assembleia constituinte paralela, mesmo sem propostas explícitas, mas com um claro objetivo de destituição e simbolicamente redentor.

O argumento da desigualdade estrutural

Aqueles que defendem esta ideia baseiam sua explicação na desigualdade social, política e econômica do país. O argumento central é que, embora o Panamá tenha tido altas —e às vezes muito altas— taxas de crescimento econômico nos últimos quinze anos, a grande riqueza gerada pela sociedade panamenha não tem sido direcionada ao fortalecimento da prestação pública de serviços básicos como saúde, educação e habitação.

À desigualdade socioeconômica, acrescentam o acesso desigual ao poder que seria alcançado através do financiamento de campanhas eleitorais, o que inclina as decisões em favor de interesses comerciais privados ou aqueles ligados à prestação desses serviços que deveriam ser públicos. De acordo com esta explicação, é desta forma que as aberturas comerciais, que provaram ser inoportunas, são justificadas e a maioria das pessoas é deixada à sua própria sorte, ou à disposição irregular e insuficiente de ajuda governamental.

Argumenta-se que este contexto gerou condições que agravaram a situação epidemiológica. Em primeiro lugar, a incapacidade dos trabalhadores informais —cerca de 50% das pessoas economicamente ativas— de se confinarem às suas casas porque são obrigados a trabalhar. Em segundo lugar, as más condições de moradia de muitas famílias tornaram o confinamento insuportável. E, em terceiro lugar, a profunda divisão digital tornou impossível para milhares de crianças continuar o processo educacional virtual com os padrões mínimos aceitáveis.

Esta explicação foi articulada principalmente por sindicatos, professores universitários, intelectuais estadistas e jovens de esquerda. No entanto, até agora eles não articularam de forma convincente uma proposta econômica para o financiamento da resposta à pandemia, exceto por ideias tímidas sobre um imposto de emergência sobre grandes fortunas ou a denúncia recorrente da inexistência de um plano de reativação econômica.

A ausência de um plano tem sido parte da caracterização que fazem do governo como neoliberal e cooptado por interesses especiais. Embora tenham tentado, eles tiveram dificuldade em convencer a população de que as elites econômicas e políticas estão unidas por interesses comuns.

Muito possivelmente, o diagnóstico "objetivo" —se tal coisa fosse possível— compartilharia aspectos de ambas as explicações. Politicamente, é importante verificar a plausibilidade que a população dá a estas versões gerais da situação, já que o posicionamento que os atores alcançam através de suas ideias será fundamental para prever as características do Panamá pós-pandemia.


Tradução do espanhol por Maria Isabel Santos Lima

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