Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

Mais perdedores do que vencedores nas eleições regionais da Venezuela

Há um sistema político que mantém condições estruturais precárias para candidaturas que não sejam a do partido oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xavier Rodríguez Franco

Cientista político, produtor do podcast Latinoamérica21 e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Salamanca

Os resultados das eleições regionais realizadas na Venezuela, que assistiram à renovação dos executivos estatais e municipais e das legislaturas, não constituíram uma mudança substancial no esquema político do país.

E, embora isso não seja uma boa notícia para a oposição, o resultado também não é positivo para o próprio governo.

Para além de algumas melhorias, tais como a suspensão momentânea das prisões políticas e a desqualificação dos partidos, o sistema eleitoral da Venezuela ainda está longe de ser minimamente competitivo.

Isso foi documentado mais uma vez por observadores eleitorais internacionais na sua declaração preliminar.

A Venezuela faz parte de um sistema político hegemônico que mantém condições estruturais precárias para qualquer candidatura que não seja a do partido oficial.

A arbitrariedade é comum, como demonstra a incapacidade do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de cumprir os seus próprios prazos para a publicação dos resultados da governação de Barinas.

Vestido com uma camisa vermelha, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mostra um papel com seu voto nas eleições regionais do país, em Caracas
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vota nas eleições regionais do país, em Caracas - Presidência da Venezuela - 21.nov.2021/Xinhua

O desempenho eleitoral cada vez menor do chavismo

Historicamente, as eleições regionais na Venezuela não despertam o mesmo interesse que as eleições presidenciais.

Em muitas ocasiões, isso tem sido capitalizado pelo governo, que tem abusado dos recursos econômicos, logísticos e de comunicação do Estado para promover os seus candidatos.

Em geral a abstenção penalizava principalmente os candidatos da oposição. Contudo, nesta última eleição, a abstenção (mais de 53%) não só afetou os candidatos da oposição, que concorreu dividida, como atingiu fortemente os candidatos do governo.

Isso sugere que, se tivesse havido coordenação para candidaturas da oposição, poderiam ter disputado 14 cargos de governador.

Dos 23 estados do país, o partido do governo ganhou até agora 18, enquanto a oposição ganhou três. Por outro lado, das 322 prefeituras, o chavismo ganhou 205, enquanto as restantes 117 foram ganhas por políticos não alinhados com governo.

Por outro lado, nesta eleição o chavismo obteve os mais baixos níveis de apoio nas zonas rurais e periféricas do país, regiões onde tradicionalmente baseava a sua força eleitoral.

Porém, hoje em dia, a pandemia, a crise humanitária e a miséria atingem as pessoas com mais força, a recuperação social é mais difícil e a promessa do governo é menos convincente.

Em uma sala grande, com mesas cheias de notebooks, observadores internacionais e jornalistas acompanham em Caracas a divulgação de resultados das eleições regionais na Venezuela
Em Caracas, observadores internacionais e jornalistas acompanham a divulgação de resultados das eleições regionais na Venezuela - Marcos Salgado - 22.nov.2021/Xinhua

As oposições e a sua reflexão eleitoral

Ante essa situação interna no chavismo, parece que a sua principal aposta estratégica não era melhorar as suas candidaturas ou renovar a sua mensagem, mas insistir em dividir a oposição.

O oficialismo não só tentou incidir na clivagem entre eleitoralistas e abstencionistas mas também entre os candidatos que concorriam aos cargos.

Dessa forma, os setores da oposição acabaram por tirar votos uns dos outros.

Teria o governo financiado essas campanhas divisórias?

Pode ser que nunca saibamos, uma vez que, ao abrigo da atual legislação eleitoral, os patrocinadores de campanha e as contribuições são declarados à CNE, mas não publicados.

A coligação da oposição, Mesa da Unidade Democrática, opção mais votada nas eleições parlamentares de 2015, é hoje uma sombra do que foi devido às divisões profundas e públicas da sua liderança e militância.

Desde a convocatória para estas eleições, a falta de coordenação da comunicação, a desorganização e, sobretudo, a indisciplina na gestão interna das suas diferenças corroeram a credibilidade de muitas das suas candidaturas.

Nessa situação surgiu um novo partido, Força Vicinal, que no seu primeiro ano de existência ganhou o cargo de governador do estado de Nova Esparta, bem como sete prefeituras.

Para além do desânimo eleitoral e da fragmentação da oposição, outros fatores enfraqueceram a oposição.

A errática liderança interna, em grande parte como resultado do assédio governamental ao ativismo político e das dificuldades no acesso ao financiamento, e o desânimo eleitoral que o próprio "governo interino" de Juan Guaidó promove desde 2019 têm contribuído para o desânimo da oposição.

Nesse contexto, apesar da ligeira vitória do partido no poder, os resultados voltam a levantar a possibilidade de rearticulação no seio da oposição, e alguns dos seus porta-vozes mencionaram mais uma vez a necessidade de unidade estratégica em torno da mobilização eleitoral como um mecanismo de agregação política.

Em suma, os resultados das eleições regionais poderiam constituir um ponto de viragem no rearranjo dos segmentos que compõem a oposição com vista a cenários futuros.

Entretanto, os cidadãos que não migram continuam desmobilizados, sem assistência e tentando levar a vida da melhor forma possível no meio de uma profunda crise humanitária.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.