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Crise climática é também crise de liderança e de imaginação

Após 30 anos de debates, dirigentes não enfrentam o problema de modo efetivo

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A COP27 chegou e partiu. E, ao começar 2023, com todas as melhores intenções e resoluções, perguntamo-nos: quem irá apoiar e operacionalizar os acordos alcançados?

Um dos principais resultados da Conferência das Partes (COP27) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) foi a criação de um fundo específico para perdas e danos a fim de apoiar os países mais vulneráveis às mudanças climáticas. Esta é uma demanda histórica dos países do Sul global, particularmente das pequenas nações insulares e dos países menos desenvolvidos, que sofrem os efeitos dos fenômenos climáticos extremos e outras catástrofes climáticas. De fato, a criação do fundo de perdas e danos é essencial para complementar o esforço de mitigação e adaptação já em curso.

Após 30 anos de discussões e negociações sobre as mudanças climáticas, os nossos líderes políticos em escala mundial não enfrentaram o problema de maneira efetiva, também não forneceram alternativas globais para a ação climática nem orientaram a mudança para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Muitas pessoas em todo o mundo - ativistas, ambientalistas, cientistas e cidadãos - desconfiam dos resultados das reuniões mundiais como a COP27, o que debilita sua legitimidade. No entanto, surgiram simultaneamente muitos espaços novos para uma participação comprometida e mais ampla, procurando preencher o vazio entre a ciência, a política e a sociedade.

Quais são os principais resultados que os atuais dirigentes alcançaram na COP27?

O fundo para perdas e danos é uma das principais realizações da COP27. No entanto, este é apenas o início de uma conversa que irá definir a agenda para os próximos anos. Quais são os países que deverão proporcionar financiamento? Como serão distribuídos os fundos? O que acontece quando desaparecem as formas tradicionais de habitar o planeta e as práticas culturais se transformam por causa das mudanças climáticas? Podemos compensar com dinheiro? Como medimos os pagamentos e as compensações devido à destruição do planeta?

A conversa continua com outros resultados importantes para as Américas. O Plano de Implementação de Sharm el-Sheikh destaca que uma transformação global para uma economia de baixo carbono exigirá pelo menos entre 4 e 6 trilhões de dólares por ano. Contudo, a meta dos países desenvolvidos de movimentar 100 bilhões de dólares por ano até 2020 não foi cumprida. Em 2023, os países submeterão ao Secretariado da UNFCCC planos climáticos mais fortes e mais ambiciosos. Estes serão analisados para ver até que ponto estamos perto de manter a meta de 1,5°C. Além disso, foi decidido estabelecer um programa de trabalho sobre a transição justa.

A magnitude da crise climática representa outros desafios em cascata que precisam ser enfrentados num futuro próximo, mas que, se trabalhados corretamente, poderiam ser a chave para construir um mundo mais justo, democrático e equitativo: melhorar a participação, ampliar a voz dos jovens, construir a confiança entre países, e capacitar a liderança a todos os níveis para enfrentar os nossos complexos desafios comuns.

Construindo esperança para enfrentar a crise climática: outro significado da liderança do continente americano

Durante as últimas três décadas, dirigentes nacionais e mundiais têm vindo a discutir as repercussões da atividade humana no planeta e os efeitos negativos que a modernidade e o desenvolvimento exercem sobre o clima, a natureza e a biodiversidade, o que se convencionou chamar de Antropoceno. Esta é uma época em que os seres humanos estão liderando mudanças à escala global como uma força geológica. O sintoma proeminente do Antropoceno é a crise climática, devido ao aumento das emissões de gases de efeito de estufa (GEE) e uma liderança humana caracterizada pela aposta e defesa do crescimento econômico sem fim, que se baseia na dominação, crescimento e exploração, e compreende, por sua vez, séculos de escravidão.

A ciência tem sido clara há muitos anos sobre a necessidade de reduzir significativamente as emissões a fim de cumprir os objetivos internacionais e descarbonizar as atividades humanas. O tempo está acabando e, neste contexto crítico, todas as ações (e inações) contam. Existe ainda uma grande brecha para vincular a ciência com a política e com a ação social, e não existe uma fórmula mágica para resolver os problemas complexos que enfrentamos, incluindo a emergência climática. Então como podemos (re)construir uma nova arquitetura científico-política e (re)ativar a imaginação para pensar em caminhos alternativos, a fim de fazer frente ativamente aos nossos problemas? A crise climática é também uma crise de liderança e imaginação para construir consensos.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo que ocorreu a COP27, 30 cientistas e profissionais em início de carreira de diferentes disciplinas, participantes do programa Ciência, Tecnologia e Políticas (IAI-STeP) de 14 países de todo o continente americano, reuniram-se no Uruguai para abordar um dos desafios mais urgentes relacionados com a crise climática: como vincular eficazmente o conhecimento científico-técnico e as dimensões sociais, políticas e éticas, a fim de apoiar uma política ambiental inclusiva e orientada para a ação.

Os profissionais do programa IAI-STeP pretendem trabalhar no sentido de construir um tipo de liderança mais eficiente que cada pessoa possa exemplificar; uma liderança pluralista, ética, coletiva, inclusiva e horizontal que seja também mais adequada para enfrentar os desafios do século XXI. Essa liderança deve ser capaz de facilitar a participação efetiva de todos os atores da sociedade na coprodução de conhecimentos e soluções, e na amplificação das vozes daqueles que já sofrem os impactos das alterações climáticas. Trazer para a mesa uma rica diversidade de conhecimentos e experiências requer empatia, vulnerabilidade e capacidades de escuta necessárias para, em conjunto, reimaginar opções de desenvolvimento, construir resiliência e, talvez, consensos, na procura de soluções para a crise climática.

A COP27, tal como as conferências anteriores, deixou muitas questões e preocupações por resolver, tais como finanças, responsabilidade, relações de poder e transparência, que voltam a ser os aspectos pendentes. Estas questões fazem parte dos problemas estruturais que evoluíram junto à colonização, exclusão e exploração; processos históricos liderados por grandes grupos de poder. É por isso que o princípio de "responsabilidades comuns mas diferenciadas (CBDR)" foi incluído na UNFCCC. Contudo, a sua implementação ainda não avançou com vista à construção de um bom consenso entre os líderes mundiais neste momento.

Os resultados da COP27 são mais uma vez um exemplo de posições opostas no nosso próprio continente americano, posições que não partem de uma visão partilhada da crise climática. Os nossos países continuam a negociar a partir de diferentes grupos, tal como os países desenvolvidos, em desenvolvimento e menos desenvolvidos. Ainda precisamos assumir e conciliar os problemas de injustiça, racismo, desigualdade e colonização. Chegará o dia em que o nosso continente tomará uma posição comum ou consensual sobre a crise climática? Voltemos à pergunta: quem irá apoiar e implementar os acordos alcançados na COP27? Talvez sejam os profissionais do programa ciência, tecnologia e política (STeP) em todo o mundo que trabalham com governos nacionais, organizações internacionais, universidades e o setor privado, que finalmente reunirão a ciência, a política e a sociedade para uma ação eficaz. Estamos confiantes de que com um grupo crescente de líderes interamericanos, tais como os profissionais do STeP, uma comunidade ampla, resiliente e significativa que trabalha em posições de decisão, isto pode ser alcançado.

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