Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21

Os direitos das mulheres retrocedem no mundo

Uma em cada três já sofreu violência física ou sexual alguma vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

María Villarreal

Cientista política. Professora de Relações Internacionais da UFRRJ e do programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. Doutora em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madri

Nesta semana tivemos o Dia Internacional da Mulher. A data, proposta pela socialista alemã Clara Zetkin, tem suas raízes nas reivindicações do movimento feminista e nas lutas das mulheres trabalhadoras durante os séculos 19 e 20. O 8 de Março foi reconhecido pelas Nações Unidas em 1975, por ocasião do Ano Internacional da Mulher e da 1ª Conferência Mundial sobre a Mulher, celebrada na Cidade do México.

Um olhar sobre o panorama global dos direitos das mulheres nos lembra que a data é uma oportunidade para refletir sobre suas conquistas, exigir mudanças e analisar o longo caminho que ainda falta percorrer para alcançar sociedades e democracias realmente paritárias.

A nível internacional, as mulheres e meninas constituem metade da população e a garantia integral de seus direitos beneficia a sociedade como um todo. De fato, além de ser um direito humano fundamental, a igualdade de gênero é um imperativo para a democracia e afeta positivamente as economias e o progresso dos países em todas as esferas.

Pensando neste processo, a Assembleia-Geral da ONU declarou a Década das Nações Unidas para a Mulher (1976-1985) e em 1979 aprovou a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW). Em 1995, a 4ª Conferência Internacional sobre a Mulher, celebrada em Pequim, reivindicou os direitos da mulher como direitos humanos e, através da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, se estabeleceu um roteiro para o progresso das mulher e a conquista da igualdade de gênero em esferas como educação, saúde e política.

Mais recentemente, em 2010, a Assembleia-Geral também votou pela criação da ONU Mulheres, um organismo cujo objetivo é avançar na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. Ademais, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelece como quinto objetivo a igualdade de gênero, concebida como fundamento essencial para construir um mundo pacífico, próspero e sustentável.

Apesar da diminuição de algumas brechas e de importantes avanços nas últimas décadas, como o aumento de leis e instituições a favor da igualdade, a maior presença das mulheres na política e a melhoria de seus níveis educacionais e salariais, os problemas e dificuldades que as mulheres e meninas enfrentam a nível global são enormes. Segundo a ONU Mulheres, uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual alguma vez.

Devido à existência generalizada de leis discriminatórias, as mulheres também vivem diversas dificuldades que impedem seu pleno desenvolvimento humano e profissional. Mulheres e meninas constituem as principais vítimas de violência sexual durante os conflitos, são especialmente afetadas por fenômenos como o tráfico e contrabando de pessoas e, apesar da existência de cotas e leis de paridade, continuam sendo sub-representadas a nível político.

De acordo com um relatório da Fundação Jean-Jaurès e da organização feminista Equipop, os direitos das mulheres estão retrocedendo em todo o mundo. Esse processo não é só resultado da pandemia que exacerbou as desigualdades, triplicou os cuidados para as mulheres e aumentou de forma exponencial a violência, a falta de empregos e a precariedade a que estão expostas. O que alguns denominam como "backlash" contra os direitos das mulheres é antes o fruto da aliança de grupos heterogêneos, que incluem partidos e movimentos conservadores, setores fundamentalistas e antidireitos.

Após o retorno dos talibãs, as recentes proibições às mulheres e meninas no Afeganistão de trabalhar ou ir à escola são só um exemplo. Segundo a Anistia Internacional, as mulheres que se opuseram à imposição dessas medidas foram ameaçadas, encarceradas e torturadas. Mas as regressões são generalizadas: a revogação do direito ao aborto nos Estados Unidos, sua crescente restrição em países como Polônia, ou a saída da Turquia da histórica Convenção de Istambul contra a violência de gênero, são exemplos da perda dos direitos adquiridos para as mulheres e meninas a nível global.

António Guterres, secretário-geral da ONU, salientou que alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas são tarefas pendentes de nossa época e constituem o maior desafio em matéria de direitos humanos a nível global.

Na América Latina, a situação também é contraditória. Segundo o Observatório de Igualdade de Gênero da Ceapal, a região tem algumas das maiores taxas de desigualdade, violência e discriminação de gênero do mundo. Na América Latina, ser mulher é um fator de risco e multiplica as possibilidades de sofrer diversas formas de violência, que tem no feminicídio sua versão mais extrema.

O movimento feminista é um ator pulsante na região e as mobilizações para lutar contra as discriminações e violências e garantir direitos são generalizadas, mas requer mudanças estruturais, redefinir os papéis de gênero e transformar gradualmente as crenças e normas sociais que sustentam as desigualdades.

Uma contribuição significativa é a construção de democracias paritárias, entendidas como sistemas que posicionam a paridade e a igualdade substantiva como eixos centrais da participação e representação política em todas as esferas. Embora esse objetivo contemple a criação de leis de cotas e de paridade de gênero, a paridade não se restringe ao avanço da representação numérica das mulheres, mas supõe o pleno reconhecimento de seus direitos. É um conceito integral que transcende o político e parte do fato de que as mulheres são cidadãs plenas, devem participar da tomada de decisões e podem contribuir com soluções para problemas comuns.

Em nossa região, iniciativas como Ateneaesparidad ou a Rede de Politólogas #NoSinMujeres apoiam essa proposta e visibilizam o fato de que as mulheres importam e que sem elas não há democracia ou desenvolvimento socioeconômico integral. No entanto, hoje e sempre, a igualdade de gênero e a construção de democracias paritárias devem ser tarefa de todos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.