Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller

Como não engravidar na adolescência

Gestação fora de hora interrompe planos e ninguém merece bancar o filho dos outros, então siga o passo a passo e evite o problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Engravidar na fase de iniciação sexual é um drama na vida de quem é jovem, e que vai muito além de "os meus pais vão surtar e acabar comigo" ou algo do tipo.

A gravidez não planejada interrompe o projeto de vida de quem engravida, atrapalha estudos, trabalho, planos e tudo o mais. Ou seja, é literalmente uma gravidez fora de hora.

E qual é a hora de engravidar? Na fase adulta, quando a pessoa dá conta de bancar a gravidez nos variados aspectos, em especial física, emocional e, claro, financeiramente.

Porque ninguém merece bancar o filho dos outros né, gente? Cada pessoa precisa ser adulta o bastante para cuidar de si e, aí sim, percorrer o caminho de engravidar e poder cuidar também da criança que virá.

Mas o que a gente vai conversar aqui hoje é como não engravidar na adolescência. Então vamos lá. Segue um passo a passo.

Adolescente de 16 anos grávida de cinco meses - Tuca Vieira/Folhapress
  1. Entenda os motivos. Pois é, sou educadora sexual e psicóloga, e acredito que tudo começa com a gente entendendo bem as coisas. Já comecei a explicar os motivos lá no começo da coluna, certo? Agora é hora de você parar pra avaliar um pouco tudo isso e perceber o quão fora de hora é uma gravidez na adolescência. Take your time.
  2. Vá ao médico. Não adianta tentar escapar disso. Não dá. Sexo é uma prática do mundo adulto. Se o jovem quer se lançar a esse tipo de vivência, precisa agir como gente grande então. Agende um médico ginecologista, que é o que cuida de mulheres (o prefixo "gineco" vem do grego "gyné" ou "gynaikós" e se refere a fêmea ou mulher). Ele vai escolher com cada paciente qual o método mais indicado para o caso. Em geral, os ginecos recomendam o uso de um método anticoncepcional, como a pílula de uso diário. Há os que recomendam injeção mensal de anticoncepcional. Ou até mesmo o DIU (dispositivo intrauterino). Ou outro método. Mas você vai precisar ir ao médico sim. Não adianta querer resolver a coisa usando o que a sua amiga indicar. Afinal, ela não é médica. Ou é?
  3. Use camisinha + anticoncepcional. Depois da ida ao médico, aí é hora de aliar o uso de camisinha, para evitar as IST (infecções sexualmente transmissíveis), à pílula anticoncepcional ou a outro método que o ginecologista recomendou. Essa é a dupla infalível para não engravidar na adolescência.

Repare que não sugeri uso de anticoncepcional para quem é do sexo masculino. Adivinha por quê?

Ainda não existe, mesmo que há décadas os pesquisadores estejam tentando desenvolver. Independentemente disso, rapazes também devem ir ao médico na fase de iniciação sexual para verificar como andam os hormônios e a região genital.

Há quem recomende o hebiatra, que é o médico de adolescentes. Ou vá ao urologista, que é o médico que cuida das questões do trato urogenital e pode acompanhar o jovem também ao longo da vida adulta futura.

Resumindo, não perca tempo: marque sua consulta, seja na rede pública ou particular. Como você puder, como você preferir. Mas marque.

Essas são as dicas. Ninguém falou que viver coisas do mundo adulto era tarefa simples, né? Mas calma que você dá conta. Eu tenho certeza disso. Acredite também!

Ah, e desculpe se fui meio (ou muito) impositiva com as palavras nesta coluna. Não encontrei outro caminho diante do que o tema exige. Afinal, gravidez na adolescência é assunto seríssimo. Você não acha?

Mande suas dúvidas, perguntas e sugestões para o folhateen@grupofolha.com.br, e até a próxima!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.