Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona Coronavírus

Série da Netflix vai da graça ao tédio ao falar sobre isolamento

Precioso, 'Feito em Casa' não almeja nada mais profundo nem grandes reflexões sobre o outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Netflix reuniu 17 cineastas em ascensão em quatro continentes, todos confinados, com a proposta de filmar a quarentena em curtas-metragens caseiros que oscilam entre o fascinante e o modorrento.

Como registro histórico de tempos imprevisíveis, entretanto, “Feito em Casa” é precioso.

Composta como painel, a antologia provoca as mesmas emoções que o confinamento pelo coronavírus impingiu a centenas de milhões —do riso histérico à angústia, da ansiedade à ternura, passando, vezes demais, pelo tédio.

São filmetes intimistas de quatro a 11 minutos, não raro com a família do autor como equipe de produção ou elenco e a janela de uma videochamada como recurso principal.

Não se almeja nada mais profundo nem grandes reflexões sobre o outro. Não há em nenhum dos capítulos a quarentena dos pobres. Falam aqui para as classes média e mais altas que a Netflix tem como público, em busca da identificação como conector de nossos isolamentos.

O resultado é dúbio. Os cineastas que se saíram melhor foram os que apostaram no humor e produziram uma historieta, fugindo de falar de si. Assim o fizeram o chileno Pablo Larraín, idealizador da antologia, e o italiano Paolo Sorrentino, de “O Jovem Papa”, cujos episódios se destacam, seguidos pelo da indo-queniana radicada em Londres Gurinder Chadah.

Larraín conta a história de um velho que passa a quarentena relembrando seu passado amoroso graças ao advento da videochamada. O resultado é hilário, sobretudo pelas interpretações dos atores Jaime Vadell e Mercedes Morán.

Sorrentino usa bonequinhos flanando por sua casa em Roma para imaginar como seria um encontro entre o papa Francisco, a rainha Elizabeth e o “dude”, personagem do filme “O Grande Lebowski”, numa quarentena inusitada. Produziu uma pequena fábula surrealista, cheia de provocações agridoces.

Documentarista, Chadah (que se tornou conhecida do público com “Driblando o Destino”, sobre uma garotinha louca por futebol) filma a rotina com os filhos gêmeos de 12 anos e o marido. Despretensioso e cheio de humor, seu relato é o que mais causa empatia —afinal, o sentimento mais simbólico desta quarentena, ao menos o único permitido para aplacar a raiva e o medo.

Mais difícil foi extrair poesia da rotina, como tentaram a americana Rachel Morrison, em Los Angeles, que declama suas esperanças para o filho, e o chileno Sebastián Lelio, que faz um pseudomusical satírico. A britânica Ana Lily Armirpour, também em Los Angeles, troca sua estética sombria por algo solar e consegue um trunfo —a narração de Cate Blanchett. Blanchett, sabemos, é estupenda até declamando bula de remédio. São os que valem.

Na lista há outros nomes conhecidos —as americanas Maggie Gyllenhaal (que conta com o marido, Peter Sarsgaard, em cena) e Kristen Stewart, ambas falando de angústia, o malinês Ladj Ly (“Os Miseráveis”) e a libanesa Nadine Labaki (“Caramelo”), com o prosaísmo do cotidiano.

E também os menos famosos —a zambiense Rungano Nyoni, em Lisboa; a mexicana Natalia Beristain; o alemão Sebastian Schipper; a japonesa Naomi Kawase; o escocês David Mackenzie; o americano (filho de brasileiro) Antonio Campos e o chinês Johnny Ma, no México.

Não há brasileiro entre os autores reunidos, embora a quarentena no país, que em seu peculiar grau de restrição beira os quatro meses, seja das mais longas do mundo.

A antologia ‘Feito em Casa’ está disponível na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.