Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Série 'Homem Interior', do autor de 'Sherlock', propõe charada moral

Exercício de embaralhar lugares torna produção fascinante para espectador interessado em filosofia, ética e natureza humana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Qualquer um pode ser um assassino, basta encontrar a pessoa certa. A frase de Jefferson Grieff, personagem de Stanley Tucci, conduz a minissérie em "Homem Interior", um exercício moral travestido de suspense, em cartaz na Netflix.

O "qualquer um", no caso, é um vigário impelido a blindar o filho de uma acusação escabrosa e um genial criminalista que espera a execução por matar a esposa. O britânico David Tennant (de "Doctor Who") e o americano Tucci ("Spotlight") interpretam, respectivamente, o religioso e o acadêmico.

Stanley Tucci na série "Inside Man"
Stanley Tucci na série 'Inside Man' - Divulgação

O duelo de atuações entre dois grandes nomes de sua geração é só um dos motivos para ver a minissérie, que tem quatro episódios e funciona em estrutura teatral, com poucos cenários, muitos diálogos e um eixo no qual revolvem meia dúzia de personagens.

Do texto ágil de Steven Moffat, a mesma cabeça por trás de "Sherlock", sai um dilema moral sedutor: dadas as condições de pressão e temperatura ideais, seríamos todos capazes de matar ou será que um temor maior –consciência, lei, Deus– nos frearia?

É com essa dúvida que Harry, o vigário diligente de uma comunidade britânica, se confronta quando Janice (Dolly Wells), a professora particular de seu filho adolescente, abre um pendrive com cenas de pedofilia e vê o aluno como único culpado possível.

O instinto faz Harry acorrer para a frente do garoto, a fim de tomar a acusação para si. O pendrive, contudo, não é de um nem de outro; é de um fiel que lhe havia entregado para escapar de uma revista da mãe dominadora. Não importa, a confusão está instalada.

O vigário tranca Janice no porão de casa e precisa decidir com a mulher (Lyndsey Marshal) se a professora sairá viva. Porque Moffat não é qualquer autor, a própria Janice se introduz no debate, pesando prós e contras do assassinato.

E é assim que Jefferson, o personagem de Tucci, entra na história. A professora envia uma imagem borrada do agressor à última pessoa que contatara, uma jornalista (Lydia West) que viajara para o outro lado do oceano a fim de entrevistar o criminalista-assassino sobre seu talento na resolução de crimes.

Sim, a espiral formada pelos personagens, na qual as posições de algoz e presa se desloca o tempo todo, é intrincada e, por vezes, inverossímil.

Mas é esse mesmo exercício de embaralhar os lugares que a torna fascinante para o espectador interessado em filosofia, ética e outros aspectos da natureza humana. E para quem não estiver com paciência para nada disso, tudo bem, dá para apenas se divertir sem compromisso.

Com tantas tramas que dependem de reviravoltas sobrenaturais e maneirismos de câmera, efeitos ostensivos ou edição histérica no ar, é curiosa a escolha do roteirista (e da Netflix) por uma história tão cerebral em tempos de capacidade de atenção diminuta.

O diretor Paul McGuigan, que já havia trabalhado com Moffat em "Sherlock", empunha a câmera com a necessária sobriedade e algum humor.

Cabe ao espectador deixar a segunda tela de lado e mergulhar, absorto, no jogo que "Homem Interior" propõe.

Os quatro episódios de 'Homem Interior' estão disponíveis na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.