Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé

Homo sapiens é psicótico, como um pequeno animal que se acha um deus

Como loucos que escaparam do hospício, somos vítimas de um ambiente hostil a nossos desejos, delírios e obsessões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das grandes hipóteses que organiza minha precária visão de mundo é a seguinte: o homo sapiens sobreviveu até aqui porque na imensa maior parte do tempo em que tem existido, o ambiente lhe tem sido hostil e limitante dos seus desejos, delírios e obsessões. Agora, somos como um louco que escapou do hospício.

A pré-história é infinitamente mais espessa do que a história. Dentro da história, a modernidade é um piscar de olhos, principalmente o século 21. Portanto, somos uma espécie pré-histórica perdida num ambiente que não é o seu.

Título: “A sombria luz do desespero"  A ilustração de Ricardo Cammarota foi executada manualmente, em técnica pastel oleoso sobre papel branco texturizado.  A imagem, figurativa e estilizada, mostra o perfil em preto de dois personagens: o da esquerda (ombro para cima), de lado, olha o outro personagem, abaixo e à direta, sentado, com fogo na cabeça. Ao fundo, a ilustração tem tons cítricos misturados em nuances - rosa, vermelho, laranja, amarelo e roxo. À direita da ilustração, há uma janela por onde entram luzes de fora em tons: rosa laranja e amarelo e refletem no chão.
Ricardo Cammarota

É comum dizer que o que trouxe o homo sapiens da escuridão do baixo paleolítico até o nosso presente foi nossa capacidade técnica, imaginativa, criativa, cognitiva, linguística. Não acho que foi isso que aconteceu.

Acho que o que nos trouxe até aqui foi nossa incapacidade de controlar o ambiente à nossa volta, o fato incontestável de sermos suas vítimas constantes, sermos limitados pelo meio ambiente hostil ao longo de milênios –a imensa maior parte dele na pré-história.

Sem essa contenção, teríamos desaparecido porque o cérebro é um órgão que tende à entropia em meio aos seus delírios e desejos.

Ou seja, foi a "camisa de força" que o ambiente colocou em nossa mente doente, desvairada, egoísta, falastrona, cheia de mundos na cabeça que não existem, enfim, a ausência de técnica, ciência e racionalidade sistemática que nos manteve vivos. Tais características juntas podem pôr fim à história da adaptação do homo sapiens ao longo da seleção natural. Os riscos da IA são apenas a cereja do bolo nessa entropia da espécie.

Minha hipótese é que o progresso em larga escala é um surto. Mas não existe nenhuma possibilidade de voltarmos atrás. Vamos adiante, até implodir nossa própria espécie em micro-obsessões típicas de um pequeno animal que vê seu reflexo no espelho e enxerga um deus. São muitos os exemplos. Daremos dois.

Exemplo um. "A vida é feita de escolhas", nos dizem as psicólogas. A impossibilidade de fazer escolhas nos trouxe até aqui. A mania, o imperativo, a obsessão por fazer escolhas que, na verdade, nunca sabemos direito o que estamos escolhendo, nos leva a infinitos labirintos de delírios de onipotência que, na sua raiz, não passam de gestos de um animal inquieto.

O homo sapiens escolhe em meio à escuridão, mas a modernidade criou a ilusão da "luz racional da razão" como fundamento da escolha, quando, na verdade, escolhemos a partir de nossos afetos, traumas, ódios, paixões que tentamos travestir de argumento racionais.

Não que não existam, hoje, possibilidades de diferentes destinos, mas é justamente o fato de haver esses diferentes destinos que cria o caos do cotidiano e nos obriga a escolher em meio à cegueira das variáveis que nos atravessam e atravessam o mundo exterior que despenca sobre nós.

Muitas opções diante de um animal que evoluiu tendo quase absolutamente nenhuma opção gera esse constante mal-estar. Melhor que não houvesse nenhuma opção. Cada cabeça, uma sentença, um projeto de futuro para o mundo.

Exemplo dois. Em breve discutiremos o direito dos pets ao voto democrático. O departamento dos direitos dos animais do Ministério Público acatará a denúncia da associação dos profissionais de saúde mental dos animais de que a negação aos pets o direito de votar é uma limitação do estado de direito. Puro especismo.

Métodos desenvolvidos por especialistas de grandes marcas acadêmicas criarão uma cacofonia –científica, claro– de teorias de como acessar o que pensa um animal a fim de identificar suas preferências. Apenas cães e gatos ou outras espécies devem ser cidadãs?

O que quero que fique claro em minha hipótese é que a entropia sapiens não será grandiloquente do tipo destruir o meio ambiente ou causar uma guerra nuclear. A entropia virá de modo invisível, nos detalhes, nos contenciosos jurídicos, e implodirá esse mundo de escolhas, desejos, delírios e projetos.

Uma hora, os acordos e consensos se esgotarão. Assim como um grande império de super-heróis que se desmancha no ar. O homo sapiens é uma espécie psicótica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.