Lygia Maria

Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lygia Maria

Isto não é uma baleia

Acusar o filme de Aronofsky de gordofobia é ignorar que a arte não é cartilha moral nem panfleto político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em "A Traição das Imagens", de 1929, o belga René Magritte pintou um cachimbo com a frase "Ceci n'est pas une pipe" ("isto não é um cachimbo"). O aparente paradoxo é uma reação ao racionalismo que identifica a imagem de uma coisa como a coisa em si: a pintura de um cachimbo não é o cachimbo que foi pintado.

A mensagem é desconectar a arte do funcionalismo pedagógico, moral ou referencial (à realidade política e social). Uma pintura é um reino próprio, governado pelas próprias leis. A estética é a rainha.

Contudo, passado um século, abundam críticas para as quais a arte é cartilha moral ou panfleto político, como várias sobre o filme "A Baleia", de Darren Aronofsky.

Pôster da pintura 'A Traição das Imagens', de René Magritte, em loja de presentes no Magritte Museum, em Bruxelas - Zheng Huansong - 16.mai.22/Xinhua

Charlie, o protagonista, tem obesidade mórbida (pesa 270 kg), um ex-namorado que se matou e uma filha adolescente com quem tenta se reconciliar, após abandoná-la para viver a paixão que findou em tragédia.

Parte das críticas acusam o filme de gordofobia. Ao retratar Charlie numa casa suja e escura, se lambuzando de comidas ingeridas com sofreguidão, transmitiria-se a ideia de que gordos são repugnantes, estimulando o preconceito que enfrentam.

Ora, mas isso seria dizer que o filme "Despedida em Las Vegas", sobre um alcoólatra suicida, é preconceituoso. Nem todo mundo que bebe é alcoólatra, nem todo gordo é obeso mórbido. Tratam-se de relações obsessivas —atestadas pela ciência— com objetos que nos cercam, seja uísque, pizza, pôquer ou sexo.

"A Baleia" não é sobre a comunidade gorda ou adicção. É sobre a angústia existencial relativa às contradições entre corpo, mente e normas culturais, que Freud descreve em "O Mal-Estar na Civilização": o homo sapiens teve de reprimir seus instintos naturais para alcançar todas as conquistas culturais da humanidade.

No entanto, constantemente, sentimos o fardo dessa troca, seja ao reprimir desejos ou segui-los cegamente. Esse é o peso que Charlie carrega, representado na arte pelo seu enorme corpo. Ou seja, a baleia não é uma baleia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.