Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

Veja verdades e mentiras sobre Lula e Bolsonaro rumo ao segundo turno

Um exercício lúdico com o que tem sido dito nas eleições presidenciais mais polarizadas do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo turno das eleições presidenciais mais polarizadas da história do país. A coluna se solidariza com todos os brasileiros estarrecidos pelos absurdos que vêm circulando nos últimos dias e disponibiliza um exercício lúdico para verificar a veracidade dessas informações.

( ) Lula usou um boné com sigla ligada a facções criminosas.

( ) Bolsonaro usou slogans inspirados em partidos nazistas.

Ilustração sobre polarização na politica com os rostos de Lula e Bolsonaro em preto e branco e as cores vermelha e amarela.
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária - Silvis

É FALSO que Lula tenha feito apologia do crime. A sigla CPX no boné usado pelo ex-presidente no Complexo do Alemão é uma abreviatura da palavra "complexo". Bolsonaristas disseminaram a informação de que CPX teria o sentido de "cupinxa" (sic), ou "parceiro do crime".

É VERDADEIRO que Bolsonaro se apropria de slogans e da estética nazista. "Brasil acima de tudo" é um copia e cola do lema de Adolf Hitler, "Alemanha acima de tudo". Roberto Alvim, antigo secretário da Cultura, foi demitido por parafrasear um discurso de Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler.

( ) Lula elaborou uma cartilha que ensina jovens a usar crack.

( ) Bolsonaro afirmou que pintou um clima na presença de adolescentes de 14 anos.

É FALSO que Lula tenha feito apologia das drogas. Essa fake news foi divulgada por Damares Alves, que deturpou o conteúdo de um manual feito pelo Ministério da Saúde, no governo Lula, para reduzir danos entre usuários de drogas. Damares foi multada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

É VERDADEIRO que Bolsonaro tenha afirmado, em uma entrevista recente, que "pintou um clima" entre ele e meninas venezuelanas de 14 e 15 anos. A Procuradoria Geral da República foi acionada para investigar.

( ) Lula se encontrou com Suzane von Richthofen, que apoia sua candidatura.

( ) Bolsonaro se encontrou com Guilherme de Pádua, que apoia sua candidatura.

É FALSO que Lula tenha se encontrado com Suzane von Richthofen, condenada pelo homicídio dos pais. A foto que circula na internet é uma montagem e o TSE exigiu sua exclusão.

Bolsonaro alega que seja FALSO seu encontro com Guilherme de Pádua. Mas discursou na igreja onde o assassino confesso de Daniella Perez é pastor, e a primeira-dama tirou fotos com a mulher dele. De Pádua já manifestou seu apoio ao candidato diversas vezes.

Então a coluna considera a afirmação VERDADEIRA.

O conteúdo do próximo exercício será zoofilia, satanismo, maçonaria, intolerância religiosa e outros temas levantados nessa disputa eleitoral. Boa sorte, Brasil

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.