Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

As cinco vantagens de ser cancelada nas redes sociais

Quando chegar a minha hora, conto com a corrente negativa de vocês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Surpreendentemente, ainda não fui cancelada. Sendo uma pessoa que expõe opiniões publicamente, sei que é questão de tempo.

Percebo que ser cancelada tem suas vantagens.

A primeira delas é que o cancelamento, hoje, é a forma mais prática, rápida e eficiente de furar a sua bolha, expandir seu alcance e encabeçar os trending topics do Twitter. É inevitável ganhar uma horda de novos seguidores espontâneos e engajados. Ainda que eles sejam seus inimigos, agora você tem um importante aliado: o algoritmo, que não se importa se estão falando bem ou mal de você.

A segunda vantagem é receber aquele empurrãozinho que faltava para fazer um detox das redes sociais, o que traz imensos benefícios à saúde mental. Sabemos que exige força de vontade, e nada melhor do que mensagens de ódio elucubrando sobre o diâmetro do canal vaginal da sua respeitosa mãe para te convencer a deixar o celular um pouco de lado.

Desenho de um rosto feminino com traços pretos, com fundo vermelho e correntes em cinza sobre o rosto.
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 27 de março de 2023 - Silvis

A terceira vantagem é a licença-cancelamento, um período sabático de suas obrigações profissionais.

Recomendo ter uma poupança reservada para tais ocasiões. Seria a deixa perfeita para montar aquele quebra-cabeça de mil peças da pintura "Tempestade no Mar da Galileia", que reproduz a passagem bíblica em que Jesus é surpreendido por uma forte tormenta. Não me considero uma pessoa cristã, mas Jesus parecia ser um cara maneiro. Sofreu o maior cancelamento da história —um cancelamento injusto, ainda por cima— e ressuscitou poucos dias depois. É uma pena que até hoje seja mal interpretado por parte de seus seguidores.

‘Tempestade no Mar da Galileia’, de Rembrandt
'Tempestade no Mar da Galileia', de Rembrandt - Reprodução

A quarta vantagem é te livrar, numa tacada só, de todos os seus falsos amigos. É nessas horas que as máscaras caem e você se dá conta de quem está realmente do seu lado. Geralmente, aqueles que vêm a público defender um cancelado são cancelados também, então você e seus amigos verdadeiros vão ter tempo de sobra para curtir juntinhos.

A quinta vantagem é que você evolui. Caso tenha falado uma merda gigantesca, será obrigado a rever seus conceitos. Caso tenha sido mal-interpretado, será obrigado a perdoar.

É por isso que, quando chegar a hora, conto com a corrente negativa de vocês, compartilhando, deixando seu comentário raivoso e seu unfollow. Desde já, meus sinceros agradecimentos e um pedido de desculpas a quem se sentir ofendido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.