Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

A pressão em cima da Copa do Mundo feminina nunca foi tão grande

O abismo que separa o salário entre as seleções masculina e feminina é imenso, mas elas não vão desistir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Treinadora: "A pressão em cima do nosso desempenho nunca foi tão grande. O governo brasileiro decretou ponto facultativo para assistir aos jogos da Copa do Mundo feminina. O torneio bateu um recorde histórico de ingressos vendidos. É uma oportunidade de ouro para aumentar a visibilidade e o engajamento do público no futebol feminino".

"Temos a maior artilheira da história das Copas, que não repercurte tanto nas redes sociais quanto certos jogadores, porque não sonega impostos, nem trai a namorada grávida no Dia dos Namorados. É por isso que hoje o treino vai ser diferente. Eu trouxe a Denise Kannenberg, preparadora de elenco, que vai trabalhar a entrega de vocês a esse grande espetáculo que é uma partida de futebol."

Denise: "É hora de brilhar, de ser protagonista da própria história. Preciso de uma voluntária para uma simulação. Rafa, vem driblando. Olha a marcação chegando ignorante, e é falta! Caiu, rolou, comeu grama. Agora vai batalhar um cartão amarelo com o juiz, fazendo um trabalho de chão bonito, gutural. Posição fetal, contrai bem o abdome. Pode gritar de dor, projeta a voz, expande o gesto. Rasteja até o pé dela como se ela fosse o verdadeiro árbitro. Agora implora por justiça."

Desenho de uma mulher jogando futebol usando uniforme da Seleção brasileira.
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 24 de julho de 2023 - Silvis

Jogadora: "Justiça, por favor".

Denise: "Ele não fala português. Tem que comunicar com os olhos, com o corpo. Acessa essa dor dentro de você. Lembra os coleguinhas de escola que chamavam você de sapatão porque o que você gostava era de jogar bola. Lembra que as mulheres eram proibidas de jogar futebol no Brasil, por lei, na década de 1940. Lembra que até 2015 a seleção feminina não tinha nem uniforme próprio. Olha para o abismo que separa o teu salário de um jogador da seleção masculina, que ganha em torno de 60 vezes mais do que você. Mas você vai desistir por causa disso? Não vai, porque você é brasileira! Deixa a emoção tomar conta, se o David Luiz pode abrir o berreiro, você também pode. Pronto, juiz deu o cartão vermelho. Sustenta a personagem, levanta sentindo a lesão. Arrasta mais essa chuteira, olha para cima, pede força para Jesus Cristo, enxuga o rosto com a camisa. Sinalizou que está bem, pediu o carinho da torcida e voltou para o jogo. Bravo! Alguém aqui conhece o sistema do Stanislávski? Não? Tudo bem, hora da mímica. Que tema vocês preferem, música ou filme?"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.