Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Série conta histórias da reciclagem em sete episódios

Tetra Pak mostra personagens que atuam na cadeia pós uso de embalagens

Uma cooperativa, uma creche, uma casa de pequenos empreendedores, uma empresa de logística e algumas indústrias que usam matéria-prima proveniente de reciclagem ajudam a explicar como funciona a cadeia das embalagens longa vida no país.

Produzida e divulgada pela empresa Tetra Pak, a série “Gente que Recicla” é dividida em sete capítulos. Cada um deles é conduzido por um personagem real que explica sua atuação nesse processo.

Gilberto, da cooperativa Casa do Catador, de materiais recicláveis
Gilberto, da cooperativa Casa do Catador, de materiais recicláveis - Tetra Pak/Divulgação

A pedagoga e diretora de creche Nayara explica como funciona o projeto Coleta Seletiva nas Escolas e como as atividades com as crianças ajudaram a difundir as ideias e a prática pelas famílias de seus alunos.

Foi o caso de Luna e Renato, pequenos empreendedores da área de alimentos, pais de Dani, que está na creche. Incentivados pelo programa, passaram a coletar embalagens e em um ano recolheram 18 toneladas para reciclagem, que foram enviadas para a Cooperativa Casa do Catador. Nela, atua Gilberto, outro personagem, que conta como funciona a cooperativa que tem 50 cooperados.

A cooperativa de Gilberto é que enviará os materiais recebidos para a empresa de logística Relog, onde trabalha Aline, que vai prensar e enfardar as embalagens para enviá-las para as indústrias que as transformam em insumos.

A parte menos conhecida do processo é justamente a das três empresas recicladoras, a do papel, representada pela empresa Artevinco, e as de alumínio e plásticos, por Ibaplac e Infinitum 62, respectivamente.

As embalagens longa vida são bastante complexas, por terem camadas de papel, alumínio e plástico. Por esse motivo, sua reciclagem exige a decomposição para separação nos três materiais originais. 

Aline, da Relog, empresa que atua na logística de material reciclável
Aline, da Relog, empresa que atua na logística de material reciclável - Tetra Pak/Divulgação

Esse processo, no caso que ilustra o episódio, é feito pela indústria papeleira, aquela que vai retirar a maior porcentagem da embalagem usada para transformar em papel de novo.

Após essa separação, sobram então as massas de alumínio e plástico, que podem virar telhas ecológicas e objetos de plástico.

A série completa está disponível no Youtube.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que afirmava versão anterior deste texto, a pedagoga e diretora de creche chama-se Najara, e não Nayara; a criança que está na creche chama-se Davi, e não Dani; o nome da trabalhadora da empresa logística Relog escreve-se Alyne, e não Aline; o nome da empresa de papel escreve-se Artivinco, e não Artevinco.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.