Marcelo Damato

Marcelo Damato tem 35 anos de jornalismo. Dedica-se à cobertura do poder, no futebol e fora dele

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Damato
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Gols de Richarlison selam redenção da camisa da seleção

Depois de anos de polarização política, amarelinha volta a ser símbolo de sonhos brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Demorou, mas a camisa da seleção voltou a ser do "povo", um símbolo de sonhos de felicidade dos brasileiros. Pode ser que dure pouco, mas viva os sonhos.

Há alguns dias começou a circular entre os golpistas que bloqueiam estrada: "parem de usar a camisa da seleção brasileira. Não queremos que ninguém pense que somos torcedores de Copa". A orientação foi trocar por camiseta camuflada ou branca.

Ninguém prestou atenção. O clima de Copa possível em cada canto do Brasil já estava criado. Foi uma mudança, gerada a partir da derrota eleitoral e reclusão pessoal do líder máximo da instrumentalização política do verde-amarelismo, Jair Bolsonaro.

Foi um longo caminho de volta de uma peça de vestuário à sua função puramente esportiva e, de alguma forma, um símbolo de união nacional.

Desde 2016 e principalmente na última campanha eleitoral, iniciada de fato no 7 de Setembro de 2021, a camisa da seleção brasileira foi apropriada de tal maneira pela direita brasileira que partes dos grupos de esquerda até passaram a repudiá-la.

Chamavam-na de "camisa da CBF", tentando associá-la à corrupção e falta de transparência.

Faz 26 anos que comprar camisa da CBF se tornou muito caro, desde que a entidade assinou com a Nike e passou a combater fortemente a pirataria.

Até os anos 80, a camisa era quase um bem público, qualquer um fabricava e todo o mundo usava. Qualquer pano amarelo virava camisa.

De 1970 a 1994, o Brasil parava na Copa. Nos anos 70 e 80, até amistosos da seleção mobilizavam muitos milhões na frente da TV, os estádios enchiam e as empresas paravam. A camisa da seleção, produzida por fábricas ou costureiras, era um dos símbolos de tudo isso.

Ninguém imaginava que o Brasil um dia viraria um país economicamente tão regulado e politicamente tão dividido.

Mas, mesmo depois disso, o poder da camisa sobreviveu e teve seus arautos, como o técnico Zagallo, que não se cansava de vestir, beijar e exaltar a "amarelinha".

Aí vieram os protestos contra a presidente Dilma Rousseff, que encheram as ruas do Brasil. Só havia amarelinhas de um lado. E a camisa foi levada de roldão no maremoto político iniciado ali.

O divórcio entre uma parte dos brasileiros e o verde-amarelo só começou a se encerrar com as alianças feitas pelo então candidato Lula no segundo turno. O vermelho começou a ser recolhido, em nome da vitória. Na festa de Lula já foi possível ver algumas camisas da seleção.

No começo deste mês, o presidente eleito começou a se manifestar, a mídia fez força, e, no clima da Copa, a chama ficou um pouco mais forte.

Para completar a despolitização da amarelinha, na hora da Copa, os bolsonaristas mais raiz decidem abandoná-la para manter a "pureza" do movimento.

A volta definitiva da camisa amarelinha ao seu lugar histórico vai depender do futuro da seleção na Copa do Qatar. O primeiro jogo começou sofrido, mas terminou muito bem. A ver os próximos.

Richarlison vibra com a cara fechada
Richarlison, com a amarelinha, comemora um dos gols diante da Sérvia - Xu Zijian/Xinhua

"É gooollll"... quando finalmente Galvão Bueno pôde soltar o grito no primeiro gol de Richarlison, a emoção era a de sempre, mas a voz, não. Em vez daquele tom potente que faz parte do patrimônio emocional do futebol brasileiro, saiu uma voz trêmula, quase esganiçada.

Mas no segundo gol, a voz estava lá de volta, com a firmeza de sempre.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.