Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite

Por que estudantes brasileiros não fazem greve pelo clima?

Até em Uganda jovens se revoltam contra omissão dos mais velhos, mas por aqui a moçada anda quieta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Faltam pouco mais de duas semanas para um evento que poderá começar a salvar o futuro da Terra (ou não): uma greve mundial de estudantes contra a mudança do clima.

O que os jovens brasileiros têm para dizer a respeito? Silêncio ensurdecedor.

A greve foi convocada para 15 de março por Greta Thunberg, 16. Meses atrás ela começou a faltar às aulas de sexta-feira para protestar diante do Parlamento sueco, pedindo mais ação do governo contra o aquecimento global.

Estudantes passaram a seguir seu exemplo em vários países. Virou celebridade. Discursou na última conferência da ONU clima, em dezembro, e passou um pito nos negociadores dizendo que se comportavam como crianças irresponsáveis.

Diante da elite empresarial global em vilegiatura nas neves de Davos, mandou esta: “Algumas pessoas, algumas companhias, alguns tomadores de decisão em particular, sabem exatamente quais valores inapreciáveis têm sacrificado para continuar a ganhar quantidades inimagináveis de dinheiro. Penso que muitos de vocês aqui, hoje, pertencem a esse grupo de pessoas”.

Sobre a greve de março, escreveu, conforme leio no jornal britânico Guardian: “Acho que um número suficiente de pessoas se deu conta de como a situação é absurda. Estamos no meio da maior crise na história humana e, basicamente, nada se está fazendo para evitá-la. Acho que estamos vendo o começo de grandes mudanças, e isso dá muita esperança”.

A atitude de Greta e da multidão de jovens tem muito a ver com o diagnóstico formulado num livro póstumo pelo sociólogo alemão Ulrich Beck (1944-2015), teórico da modernização reflexiva (ao lado de Anthony Giddens e Scott Lash) e autor do clássico “Sociedade de Risco” (Editora 34).

Em “A Metamorfose do Mundo – Novos Conceitos para uma Nova Realidade” (editora Zahar), Beck segue o veio aberto em sua obra principal que aponta, na interpretação crítica do estágio globalizado do capitalismo, a necessidade de atentar não só para a produção e distribuição de bens (como fizeram Marx, Weber e Bourdieu), mas também para a produção e distribuição de males, vale dizer, dos riscos.

À medida que se moderniza e globaliza, a economia produz poluição do ar e do mar que ultrapassa fronteiras e impõe à população mundial uma mudança perigosa do clima. Todos sofreremos seus efeitos, ou melhor, os filhos e netos de todos sofrerão, pouco importa quão poluidor é o país em que tenham nascido.

Beck vê isso como uma ameaça inédita, mas também como uma oportunidade ímpar.

Governos nacionais estão presos a uma racionalidade que só sabe prescrever desenvolvimento e tecnologia para aumentar a produção e a distribuição de... bens. Não conseguem se pôr de acordo, entretanto, quanto à coordenação de esforços para tornar menos injusto o impacto do mal maior, uma crise do clima que está multiplicando ondas de calor, secas, enchentes e tormentas mortíferas.

Por que injusto? Porque a bomba que estamos armando vai explodir nas mãos dos mais pobres –na África, em Bangladesh, nas encostas dos morros brasileiros, nos países insulares do Pacífico– e de quem hoje é jovem demais para mandar, votar e decidir, ou de quem ainda nem nasceu.

E por que oportunidade? Porque, pela primeira vez na história, essa mundialização dos males poderá levar a uma mudança da política, capaz de fazê-la mais cosmopolita, como sugere a mobilização dos jovens, muitos hoje vegetarianos e engajados, que um dia serão políticos, diplomatas e empresários.

“Não há saída. O futuro é uma maldição e uma bênção de coexistência comunicativa de todo mundo com todo mundo”, escreve Beck em “A Metamorfose do Mundo”.

Mesmo que não o tenham lido, estudantes do mundo todo sentem a trepidação da novidade que Beck enxergou e teorizou. Até em Uganda. Mas no Brasil a moçada anda meio quieta. Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.