Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite
Descrição de chapéu genética

Rosalind Franklin, codescobridora da estrutura do DNA, nunca foi coitada

Mulheres que se destacam entre homens não merecem redução ao papel de vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existem muitas formas de rebaixar mulheres que obtêm sucesso e reconhecimento em ambientes predominantemente masculinos, como a pesquisa científica. Uma delas consiste em retratá-las como coitadas, apadrinhadas ou vítimas de homens mal-intencionados.

Malevolência e manobras machistas existem, aos montes. Mas isso não quer dizer que toda mulher de destaque alcançou o topo, ou foi impedida de lá chegar, por interferência masculina.

A ministra Cármen Lúcia deixou isso bem claro, em sessão do TSE, na carraspana que aplicou ao companheiro de toga Kassio Nunes Marques. O ministro havia falado em "abandono" de candidatas do sexo feminino por seus partidos, e Cármen Lúcia estrilou.

Retrato da britânica Rosalind Franklin, especialista em difração de raios-X e codescobridora da estrutura do DNA
A britânica Rosalind Franklin, especialista em difração de raios-X e codescobridora da estrutura do DNA - Reprodução/"The Dark Lady of DNA

"Entendo quando Vossa Excelência afirma, de forma que soa quase paternal, que é preciso ter empatia", condescendeu a ministra. E mandou esta: "Quando se fala que o partido abandonou, como outrora se dizia que o marido abandonou, coitada... Não queremos ser coitadas, queremos ser cidadãs iguais."

No universo da pesquisa correm muitas histórias de mulheres cujos feitos foram diminuídos, ocultados, ou não tiveram o reconhecimento devido. Uma das mais famosas é a de Rosalind Franklin, codescobridora da estrutura da molécula de DNA, que teria sido injustiçada pela história da ciência.

Físico-química e especialista de mão cheia em cristalografia por raios-X, ela deu contribuição decisiva para James Watson e Francis Crick chegarem ao modelo da dupla hélice. No entanto, só os dois homens são autores do artigo de 1953 na revista Nature que apresentou a figura icônica para o mundo.

Na versão que se fixou, Franklin teria sido traída por Maurice Wilkins. Seu colega no King’s College, ele teria mostrado a Watson, do Laboratório Cavendish, a célebre imagem 51 de Franklin, sem seu consentimento, e com a chapa de raios-X a charada teria sido resolvida.

Em 1962, Watson e Crick (W&C) ganharam o prêmio Nobel por desvendar a estrutura, dividindo-o com Wilkins, não com Franklin. Foi o quanto bastou para prosperar a versão de que a pesquisadora havia sido injustiçada.

Pouca gente sabe que na mesma edição da Nature havia três artigos relacionados com o DNA. O de W&C, claro, mas também um de Wilkins e outro de Franklin, assinados com outros colaboradores. Ou que a pesquisadora nunca se perfilou como prejudicada, ou ainda que se tornou amiga próxima do casal Odile e Francis Crick.

Tampouco se destaca o fato de que W&C admitem em seu artigo terem sido estimulados pelos resultados e ideias gerais dela e de Wilkins. Raramente se menciona que o Nobel jamais é conferido postumamente (Franklin morrera de câncer em 1958, aos 37 anos).

Na Nature de 25 de abril passado, aniversário de 70 anos da dupla hélice, Matthew Cobb e Nathaniel Comfort, biógrafos de Crick e Watson, respectivamente, apresentaram novos documentos e elementos para desfazer a narrativa da Franklin coitada. Vale a pena ler.

Segundo os historiadores, ela nunca se queixou porque sabia do trânsito de informações entre o King’s e o Cavendish. Mais ainda: ela só não teria concebido a dupla hélice por não se aplicar como W&C a montar modelos tridimensionais da molécula, com inúmeras versões corrigidas à luz de informações que Franklin, Wilkins e outros cientistas aportavam.

Deixar de retratar Franklin como vítima em nada diminui a brilhante carreira dessa pesquisadora, numa época e num meio avessos a mulheres, nem sua real contribuição para desvendar a molécula de DNA. Só a engrandece.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.