Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Quebra-cabeças para encerrar 2022

Desafios de matemática e lógica para as famílias se divertirem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É tradição desta coluna encerrar o ano com um convite aos leitores para que se divirtam em família com desafios de matemática e lógica. Espero que gostem!

1. Ada e Bia gostam de jogar tênis apostando R$ 1 em cada partida. Ada ganhou três apostas, mas acabou perdendo cinco reais. Quantas partidas elas jogaram?

2. Em viagem, Malba Tahan depara-se com uma bifurcação na estrada: numa direção, fica Mentirópolis, onde todo mundo mente o tempo todo; na outra, está Verdadolândia, onde todos sempre dizem a verdade. Junto da bifurcação está um morador de uma das duas cidades, mas não sabemos qual. Que pergunta Malba Tahan deve fazer a essa pessoa para descobrir o caminho para Verdadolândia?

Ilustração mostra sombra de mulher pensando com uma interrogação na frente
Chen por Pixabay

3. Todo dia, um navio sai do Rio de Janeiro para Lisboa e, no mesmo horário, outro navio sai em sentido contrário, de Lisboa para o Rio de Janeiro. Estou num destes navios, voltando para o Brasil, e sei que a viagem dura exatamente 12 dias e 12 noites em cada um dos sentidos. Quantas vezes, durante a viagem, o meu navio se cruzará no mar com outros indo em sentido contrário?

4. Três cowboys estão em fila. Ado, o mais alto, está atrás e vê os outros dois. Caio, o menor, está na frente e, por isso, não vê ninguém. Beto está no meio e só vê Caio. Os três estão perto e se escutam mutuamente. Enquanto estavam vendados, foram colocados chapéus em suas cabeças. Eles sabem que havia três chapéus pretos e dois brancos, mas os chapéus que restaram foram levados do local antes de que suas vendas fossem retiradas. Perguntado, Ado responde que não sabe a cor do seu próprio chapéu. Em seguida, Beto informa que também não sabe a cor do seu chapéu. Finalmente, Caio anuncia feliz que sabe sim a cor do seu chapéu. Qual é a cor, e como ele soube?

5. Sobre uma mesa circular estão sete velas mágicas acesas. A cada vez que uma vela é soprada, tanto ela quanto as duas vizinhas se apagam. Mas se sopramos uma vela apagada ela acende novamente, e o mesmo acontece com as vizinhas que estejam apagadas. De fato, sempre que uma vela é soprada tanto ela como as duas vizinhas trocam de estado —de acesa para apagada, ou de apagada para acesa. Como fazer para apagar todas as sete velas ao mesmo tempo?

Respostas são bem-vindas pelo e-mail viana.folhasp@gmail.com.

Votos de feliz Ano-Novo para todos!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.