Marco Aurélio Canônico

Jornalista foi repórter da Ilustrada, correspondente em Londres e editor de Fotografia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marco Aurélio Canônico
Descrição de chapéu

Crime organizado de fato

Corrupção policial é um desdobramento da corrupção política, segundo delegado

Mais de uma semana após a decretação da intervenção federal na segurança do Rio, finalmente ouviu-se a voz do interventor, general Braga Netto. Pelo pouco que falou em sua entrevista coletivalimitando, inclusive, as perguntas de jornalistas—, pareceu não ter um plano pronto, mas intenções.

 
De noticioso, a informação de que não haverá ocupação em comunidades —medida cara, pouco produtiva e fértil em violações de direitos, como mostrou a ação na Maré em 2014— e a promessa de reforço no policiamento das ruas, recuperando a frota sucateada da PM e ao menos parte dos mais de 2.000 policiais cedidos a outros órgãos.

Alinhado ao mantra de que é preciso fazer uma limpeza nos corruptos órgãos de polícia, o general anunciou ainda que reforçará as corregedorias, “para que o bom policial seja valorizado e o mau seja penalizado”. 

Difícil discordar da necessidade de tais medidas, mas impossível ter fé em mudanças profundas na segurança do estado a partir delas. Porque nenhuma ataca os problemas estruturais. Parte deles nem está mesmo sob a alçada de Braga Netto, como deixa claro Vinícius George, delegado da Polícia Civil do Rio.

“A corrupção policial é um problema? Claro que é. Mas, se não enfrentarmos primeiro a corrupção política, esquece, não tem efeito na corrupção policial. Ela, em regra, é um desdobramento da corrupção política. Se a intervenção é para enfrentar o crime organizado, crime organizado no Rio é o MDB”, disse o delegado, em entrevista ao programa Faixa Livre, da rádio Band AM.

“Favela nunca teve crime organizado. Ao contrário, é anárquico. A única chance desses garotos passarem dos 24 anos é serem presos. Senão morrem. Em conflitos com outros criminosos, na mão da polícia. Quer saber quem manda na favela? Vê quem tem voto ali.”

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.