Marcos de Vasconcellos

Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos de Vasconcellos
Descrição de chapéu Selic

Anúncio do Tesouro traz oportunidade para investidor

Órgão aumentou participação de títulos atrelados a índices de preços na dívida pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desafio de “não perder para a inflação” é o básico para investimentos. E o sarrafo tem subido, já que a previsão para inflação acumulada em 2021 subiu para 5,3%, de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Até o começo desta semana, o instituto previa terminarmos o ano com 4,6% de inflação. Na segunda-feira (24), no entanto, houve aumento de 0,7 ponto percentual. Isso explica como o mercado tem absorvido o enorme volume de NTN-Bs, títulos atrelados ao principal indicador de inflação, também conhecidos como Tesouro IPCA.

O último leilão de NTN-Bs teve um aumento de risco recorde, com 1,5 milhão de títulos com vencimento lá em 2055, pagando o equivalente a variação do IPCA + 4,49% a.a., com cupons semestrais. Ou seja: o mercado está comprando títulos longos, pós-fixados, fugindo dos pré-fixados, mostrando assim que a perspectiva é de (ainda mais) alta na inflação e que deve vir aí um aumento dos juros.

Nesses casos, os juros aumentam, em linhas gerais, porque se um banco corre o risco de ter que ficar com o título na mão por 34 anos, ele vai cobrar mais caro pelo dinheiro que empresta para alguém.

Gabriel Cabral - 19-dez.21/Folhapress

Para o investidor “comum”, que fica de fora dos leilões e compra os títulos do tesouro diretamente pelo seu banco ou corretora, a oferta é semelhante. Pelo mesmo prazo (2055), recebe o que render a variação do IPCA + 4,42% a.a..

O apetite de uma pessoa para colocar um investimento com prazo maior que 30 anos em sua carteira é —lógico— menor do que o de uma instituição financeira. Não à toa, essas instituições seguem como principais detentoras da Dívida Pública Federal interna, com 29,71% de participação no estoque.

Nesse caso, é imprescindível pensar no risco do longo prazo, porque o rendimento é garantido apenas para quem ficar com o Tesouro IPCA na mão até o seu vencimento. Se você comprar R$ 10 mil em NTN-B hoje e vender no fim do ano que vem, vai depender da chamada “marcação a mercado”.

Esse é o nome que se dá para a precificação hoje de um título que vencerá no futuro. Trocando em miúdos, se a expectativa é que a inflação aumente, seus títulos deverão valer mais. Se o mercado enxergar um cenário mais estável, o preço deve ser menor, já que o valor a ser resgatado lá na frente mudou e haverá provavelmente outros títulos públicos mais atraentes sendo negociados naquele momento.

A alta absorção dos títulos emitidos mais recentemente fez o Tesouro revisar as metas do PAF (Plano Anual de Financiamento) nesta quinta-feira (27). É esse plano que dá as diretrizes para a emissão de títulos.

Com a revisão, o Tesouro aumentou a participação dos títulos atrelados a índices de preços (justamente esse sobre os quais falei acima) na dívida pública. Antes delimitado entre 24% e 28% da dívida, os títulos atrelados à inflação foram para entre 26% e 30% da dívida.

O aumento da oferta de títulos atrelados à inflação pode ser visto como uma oportunidade para calibrar a carteira de investimentos e protegê-la da inflação.

Vale lembrar aqui que a Selic (taxa básica de juros) tende a acompanhar os aumentos da inflação e que o Tesouro Selic (com rendimento atrelado a ela) com liquidez diária é um dos investimentos mais recomendados para a reserva de emergência —aquele dinheiro do qual você pode precisar em breve.

O Tesouro Selic não rende muito, mas fica livre da marcação a mercado que assombra o Tesouro IPCA. Além disso, é considerado um investimento seguro e com rentabilidade mais interessante do que a poupança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.